Datafolha: pesquisa aponta liderança de Lula nas intenções de voto para as eleições de 2018

0
pesquisa-datafolha-candidatos-presidência-2018

Em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (26), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu novamente na frente das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2018. O petista tem 30% da preferência do eleitorado, ficando à frente do deputado Jair Bolsonaro (PSC) e da ex-ministra Marina Silva (Rede) que aparecem empatados na sequência, com 15% cada um.

A pesquisa ainda simulou outros cenários possíveis. Contra João Dória (PSDB), Lula tem 30%, tendo caído um ponto em comparação com levantamento feito em abril, quando tinha 31%. Bolsonaro subiu dois pontos, de 13% para 15%. Marina Silva também teve queda de um ponto, de 16% para 15%. Dória, por sua vez, tem um ponto a mais que a pesquisa anterior, e aparece com 10%.

Em simulação com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin aparecendo como candidato do PSDB, Lula mantém os 30% de intenções de voto. Bolsonaro desempata neste cenário e aparece em segundo, com 16%, à frente de Marina Silva, que tem 15%. Em levantamento de dezembro de 2016, o deputado possuía 5%, enquanto Marina tinha 24%. Alckmin vem em quarto lugar, com 8%.

Quando o cenário é para um possível segundo turno, Lula vence Geraldo Alckmin por 45% a 32%. O líder petista também registra vitória contra Dória (45% a 34%) e contra Bolsonaro (45% a 32%). Entretanto, empata com Marina (40% a 40%). Se a disputa fosse entre Marina Silva e Bolsonaro, a ex-ministra venceria por 49% a 27%.

O levantamento também apurou o índice de rejeição entre os candidatos. Lula também lidera, tendo 46% e sendo seguido por Alckmin (34%) e Bolsonaro (30%).

Outros nomes também apontados como possíveis candidatos na pesquisa são os de Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) que disputaram a presidência nas eleições de 2014. Também foram colocados os nomes do senador goiano Ronaldo Caiado (DEM), do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (sem partido), de Ciro Gomes (PDT), do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e até do juiz Sergio Moro (sem partido).

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 21 e 23 de junho de 2017 e ouviu 2.771 pessoas em 194 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

(Com agência Reuters e revista Veja)

Foto: reprodução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui