O texto informa que o apresentador será afastado até que a situação seja esclarecida. Nele, a Globo reforça ser “visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações”.
De acordo com o comunicado, Waack afirma não se lembrar do que disse. E pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.
Confira o comunicado a seguir:
COMUNICADO
A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.
Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.
William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos.
Rio de Janeiro, 8 de novembro de 2017.
ENTENDA O CASO
William Waack está sendo acusado de racismo devido a um vídeo que circula nas redes sociais. Nas imagens, o âncora do Jornal da Globo aparece irritado, reclamando por causa de um motorista que buzina próximo ao estúdio onde as gravações eram realizadas.
O caso aconteceu durante o período das eleições presidenciais americanas de 2016, quando Waack fazia a cobertura diretamente dos Estados Unidos. No vídeo, é possível ouví-lo dizer “Tá buzinando por quê, seu merda do cacete? Não vou nem falar, porque eu sei quem é”. Ao final, o jornalista diz ao comentarista que o acompanha “É preto. É coisa de preto”.
https://www.youtube.com/watch?v=LgJbNUeEiNg
Foto: reprodução/YouTube.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.