Atos contra o assassinato da vereadora Marielle Franco acontecem nesta quinta e sexta-feira em Goiânia

0
Marielle Franco
Está prevista para as 18h desta quinta-feira (15), uma vigília em Goiânia em protesto contra o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL). Ela foi morta a tiros na noite desta quarta-feira (14), quando voltava para casa após um evento na capital carioca.

O “Encontro dxs amigxs da Mariele Franco” será na Praça Universitária. As manifestações acontecem também em mais de 10 capitais do país.

Marielle Franco

Na sexta-feira (16), também será realizado o ato “Marielle Franco PRESENTE! Marcha contra o genocídio negro”, na Praça Cívica. O evento é descrito como um ato de luto/luta em memória de mais uma execução política no país. A programação começa às 15h, com a confecção de cartazes e a concentração no local será a partir das 17h.

O crime

A vereadora Marielle Franco voltava para casa após participar do evento “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, na Lapa, quando criminosos emparelharam com o veículo e dispararam.

Ela foi atingida com pelo menos quatro tiros na cabeça. O motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes também morreu e uma assessora da vereadora foi atingida por estilhaços.

A principal linha de investigação é execução, de acordo com a Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro.

A parlamentar tinha 38 anos e ficou conhecida como militante do movimento negro e de direitos humanos. Ela apresentou recentemente, uma série de denúncias de violência policial contra moradores de favelas no Rio.

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) disse que o crime tem ‘características nítidas de execução’ e pede que caso seja apurado o ‘mais rápido possível’.

O assassinato de Marielle Franco foi destaque da imprensa internacional, e ganhou repercussão em jornais dos EUA como The New York Times, The Washington Post e na rede ABC News.

Capa: reprodução/Xodó News.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui