
Uma cápsula de raio-x contendo césio 137, foi encontrada em um ferro-velho da cidade de Arapiraca, a 128 km da capital, Maceió, em Alagoas, na tarde desta terça-feira (22), segundo informações divulgadas pela prefeitura da cidade.
O material foi recolhido pela Vigilância Sanitária Municipal no bairro São Luiz II, após denúncia anônima. Segundo o dono do estabelecimento, a cápsula havia sido retirada de um equipamento de mamografia. Entretanto, ele não disse como conseguiu o objeto.
Caso a empresa que fez o descarte incorreto seja identificada, ela poderá responder criminalmente por ter colocado a comunidade em risco, explicou o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Edilson Melo.
Acidente radiológico em Goiânia
O episódio em Arapiraca guarda semelhanças com o acidente radiológico em Goiânia, ocorrido em 13 de setembro de 1987. Na ocasião, dois catadores de materiais recicláveis descobriram um aparelho de radioterapia abandonado no local onde funcionava o antigo Instituto Goiano de Radioterapia (IGR), no Centro da cidade. Eles o desmontaram e levaram a um ferro velho, no Setor Aeroporto, no intuito de vender a sucata.
A exposição ao pó branco que emitia um brilho azul (cloreto de césio) contido no equipamento, contaminou pelo menos 249 pessoas e causou quatro mortes. A tragédia ficou conhecida internacionalmente como o maior acidente radiológico do mundo.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.