Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, na grande BH, em Minas Gerais

Informações preliminares dão conta de que há duas pessoas feridas

0
Brumadinho, Vale, barragem, Belo Horizonte, Minas Gerais
Vista aérea do local atingido pelos rejeitos da mineradora da Vale, em Brumadinho, na grande BH. Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros.

Uma barragem na cidade de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais se rompeu no fim da manhã desta sexta-feira (25). As informações preliminares foram dadas pela Defesa Civil. Uma equipe com técnicos está se dirigindo ao local para avaliar a situação.

A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota há pouco. “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou a empresa.

Segundo a empresa, a prioridade é “preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”.

Barragem de rejeitos da mineradora da Vale se rompe e atinge Brumadinho, em Minas Gerais. Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros.

O comunicado não explica a causa do rompimento.

Em sua conta no Instragram, a prefeitura lançou um comunicado pedindo que os moradores fiquem longe do leito do Rio Paraopeba.

No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro publicou: “Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso Secretario Nacional de Defesa Civil para a Região. Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia. O Ministro do Meio Ambiente também está a caminho. Todas as providências cabíveis estão sendo tomadas.”

Segundo o portal G1, duas mulheres ficaram feridas, de acordo com informações do hospital João XXIII. A Vale, porém, informou, por meio de nota que existe a possibilidade, “ainda não confirmada”, de haver vítimas do incidente, já que havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos.

Veja abaixo a íntegra da nota da mineradora:

“A Vale informa que, no início desta tarde, ocorreu o rompimento da Barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho (MG). A companhia lamenta profundamente o acidente e está empenhando todos os esforços no socorro e apoio aos atingidos.

Havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas. Parte da comunidade da Vila Ferteco também foi atingida.

O resgate e os atendimentos aos feridos estão sendo realizados no local pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. Ainda não há confirmação sobre a causa do acidente.

A prioridade máxima da empresa, neste momento, é apoiar nos resgates para ajudar a preservar e proteger a vida de empregados, próprios e terceiros, e das comunidades locais.

A Vale continuará fornecendo informações assim que confirmadas.”

* Conteúdo em atualização.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui