Governo divulga nesta terça-feira o calendário de pagamentos do FGTS de contas inativas

0
fgts-contas-inativas

Atualizada em 14/02/2017 às 17h06

O governo federal divulgou o calendário de pagamentos do FGTS das contas inativas nesta terça-feira (14). Os saques serão liberados a partir do dia 10 de março e devem beneficiar cerca de 10,2 milhões de pessoas.

A estimativa é que com a medida, cerca de 30 bilhões de reais sejam movimentados na economia, o equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. De acordo com informações do portal do governo federal, em média 86% das contas inativas possuem valores que não ultrapassam um salário mínimo. É possível consultar os valores pela internet, no site do FGTS ou através do aplicativo para celular. Para isso, é necessário cadastrar uma senha no portal da Caixa com o número do PIS/PASEP.

As contas inativas são aquelas utilizadas pelo empregado para receber o FGTS de um contrato de trabalho já encerrado. A consulta do extrato possibilita identificar as contas e se estão inativas ou não. Podem efetuar os saques os trabalhadores que pediram demissão ou tiveram seu contrato de trabalho encerrado por justa causa até 31/12/2015.

Não haverá limite para o saque, ou seja, todo o valor disponível na conta inativa poderá ser retirado. O Cartão Cidadão permite o saque de até R$ 3.000,00 em caixa automáticos, correspondentes bancários ou lotéricas. Já para valores superiores, a retirada poderá ser feita em qualquer agência da Caixa. Mesmo quem não possui o Cartão Cidadão poderá sacar o dinheiro.

As agências da Caixa abrirão duas horas mais cedo e também aos sábados para facilitar o acesso dos trabalhadores ao saque. Também foi disponibilizado o telefone 0800 726 2017, para maiores informações.

Consulte suas contas clicando aqui. Confira o infográfico a seguir e programe-se:

Infográfico-atualizado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui