Bayer abre processo seletivo de trainee para profissionais negros com salários de R$ 6.900

Programa visa promover a diversidade e a inclusão étnico-racial. Vagas não exigem conhecimento de inglês e estão disponíveis para todos os cursos de graduação

0
Bayer abre processo seletivo, Programa de Trainee 2021, Programa de Trainee Bayer, Bayer trainee profissionais negros, profissionais negros
Foto: divulgação

A multinacional alemã Bayer anunciou, na última segunda-feira (21), dois programas voltados para atração e desenvolvimento de profissionais negros. A empresa está com processo seletivo aberto para o Programa de Trainee 2021 com oportunidades voltadas para a valorização étnico racial.

+ VEJA TAMBÉM: Ação afirmativa: Magazine Luiza lança programa de trainee exclusivo para pessoas negras

O objetivo do projeto é preparar esses talentos para o futuro, considerando o desenvolvimento de carreira para posições de liderança. Além disso, ainda neste mês, a empresa apresenta o Programa de Mentoria para Negros, voltado para talentos que já atuam na companhia. Nessa primeira fase, a iniciativa vai oferecer mentoring de carreira para 16 estagiários e analistas, ao longo de três meses.

Em comunicado, a companhia afirmou que as ações reforçam, mais uma vez, o compromisso da empresa com Inclusão & Diversidade (I&D), um dos pilares prioritários para a Bayer e que contribuem para construção de um ambiente de trabalho inovador, em que todos se sentem valorizados e respeitados. A área de I&D da empresa tem atuado para que os times sejam cada vez mais diversos, guiados por líderes cada vez mais inclusivos, alcançando o potencial máximo de cada colaborador.

Conheça detalhes de cada uma das iniciativas:

Programa de Trainee 2021

Há mais de 10 anos, a Bayer realiza Programas de Trainee na companhia com o objetivo de atrair e desenvolver profissionais com alto potencial para posições de liderança. Nestes programas, a empresa encontrou uma oportunidade de construir um pipeline de profissionais diversos, em um ambiente cada vez mais inclusivo e plural, impulsionando a inovação na companhia.

No último dia 18 de setembro, a Bayer inaugurou um novo ciclo do programa, voltado para desenvolver e capacitar profissionais negros para posições estratégicas de liderança e tornar o quadro de gestores da empresa mais representativo, considerando diferentes perspectivas.

Internamente, toda a organização já tem percorrido uma jornada de fortalecimento cultural, com uma série de conteúdos sobre o contexto racial no Brasil, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho. Além disso, antes mesmo da chegada dos novos Trainees, preparamos um onboarding dedicado aos líderes diretos desse novo grupo a fim de criarmos uma comunidade de troca e aprendizagem abordando temas como: antirracismo como valor moral, combate a comportamentos excludentes e inteligência relacional na liderança.

Com o projeto, a empresa pretende preparar esses talentos para enfrentar os futuros desafios, de acordo com as necessidades dos negócios. O programa possui 19 posições abertas nas cidades de São Paulo (SP), Belford Roxo (RJ), Camaçari (BA), Petrolina (PE) e Uberlândia (MG). Este, inclusive, é o maior programa de trainee já promovido pela Bayer, em relação à quantidade de vagas oferecidas.

Além dos benefícios, os candidatos aprovados também contarão com uma trilha de desenvolvimento, que contempla oportunidades para liderar um projeto multidisciplinar de alta complexidade, alta exposição com a liderança da companhia, aperfeiçoamento de aspectos técnicos e socioemocionais, programa de mentoria e subsídio para desenvolvimento de idioma, caso necessário.

Informações Gerais:

  • Inscrições –  pelo site
  • Prazo – De 18 de setembro até 21 de outubro
  • Requisitos – Serão elegíveis profissionais negros graduados (bacharelado ou tecnólogo) ou pós graduados entre Dezembro/2017 e Dezembro/2020*. Não há critério definido com relação ao tipo de curso do candidato, acreditamos que a diversidade estimula a busca de novas soluções para um segmento em constante transformação e os perfis serão buscados em linha com as necessidades das áreas.

Observação: *A empresa avaliará casos de atraso na graduação em decorrência da pandemia de Covid-19. Caso sua formatura tenha sido prorrogada até julho de 2021, você poderá se inscrever e participar do processo de seleção. Caso seja aprovado(a) no programa, será necessária disponibilidade de trabalhar 40 horas semanais

  • Duração: 18 meses
  • Remuneração: R$ 6.900
  • Benefícios: Assistência médica e odontológica, VT ou fretado (a depender do local), restaurante no local, subsídio para medicamentos, GymPass, Conte Comigo (Assistência psicológica, dependência química, consultoria jurídica e financeira), previdência privada, seguro de vida e CoopBayer (Cooperativa que tem como objetivo a educação financeira dos colaboradores).

Programa de Mentoria para Estágiarios Negros

Idealizado pelo BayAfro, grupo de afinidade étnico-racial da Bayer Brasil que discute e propõe ações práticas para a inclusão de negros na companhia, o Programa de Mentoria tem como foco o desenvolvimento de jovens talentos negros. Ou seja, ele se destina a estagiários e analistas juniores.

A Bayer possui cerca de 430 estagiários no Brasil, sendo 120 representantes da população negra. O Programa de Mentoria, desenvolvido com base em pesquisas realizadas com este grupo para entender prioridades no que diz respeito ao desenvolvimento profissional de seus colaboradores, busca construir para eles um plano de carreira que os ajude a ter sucesso profissional.

Nesta primeira etapa, o programa contará com 16 mentorados (13 estagiários e três analistas juniores), cada um com um mentor escolhido conforme seus interesses profissionais. O quadro de mentores é composto por colaboradores das mais diversas áreas da companhia.

O programa terá duração de três meses e inclui uma série de conversas entre mentores e mentorados para identificar desafios profissionais e pessoais deste, suas ambições, pontos fortes e principais capacidades. Ao final do período todos os mentorados deverão ter o mapeamento de seus pontos de desenvolvimento, bem como um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) composto por ações para trabalhar cada frente identificada e o currículo revisado.

“Estamos muito contentes em ver uma iniciativa como essa ganhando corpo e forma. Temos certeza de que será um sucesso e contaremos com a avaliação dos estagiários e analistas para entender o que podemos revisar e melhorar para futuras edições”, conclui Maurício Rodrigues, Vice-Presidente de Finanças da Bayer Crop Science e Sponsor do grupo BayAfro.

Maurício Rodrigues, Vice-Presidente de Finanças da Bayer Crop Science e Sponsor do grupo BayAfro. Foto: divulgação/Bayer

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui