Joe Biden vence e é eleito o 46º presidente dos Estados Unidos

Democrata obteve 290 delegados, mais que os 270 necessários no Colégio Eleitoral, segundo projeções da imprensa local. Derrotado, Trump questiona resultado e não reconhece vitória do adversário

0
Joe Biden vence, Joe Biden é eleito, 46º presidente dos Estados Unidos, Joe Biden eleito, Joe Biden
Foto: reprodução/Twitter/JoeBiden/Fotos Públicas

Em meio a uma longa e acirrada apuração de votos, o democrata Joe Biden foi anunciado como o vencedor das Eleições 2020 nos EUA, na tarde deste sábado (7). Com isso, o democrata se tornou o 46º presidente dos Estados Unidos, derrotando o republicano Donald Trump, atual presidente.

O anúncio foi feito com base em projeções de diversos veículos de imprensa, que afirmavam que a vitória de Biden dependia do desempenho do candidato em estados como Geórgia, Arizona, Nevada e, por último, Pensilvânia, cuja contagem dos votos ainda segue em andamento nessas localidades.

Com a vitória obtida na Pensilvânia, Joe Biden chegou a 290 delegados, segundo as projeções da agência Associated Press, ultrapassando os 270 necessários no Colégio Eleitoral, o que atestou a vitória do democrata sobre Trump.

Atingindo 74.870.706 votos até a conclusão desta matéria, Biden obteve uma marca histórica: além de presidente eleito, se tornou também o candidato à Casa Branca mais votado da história, superando um recorde que pertencia até então ao ex-presidente Barack Obama, de quem o democrata foi vice nas eleições de 2008. À época, Obama recebeu 69.498.516 votos.

Outro marco importante da vitória de Joseph Robinette Biden Jr., 77 anos, é o fato de sua vice, Kamala Harris, de 56 anos, ter se tornado a primeira mulher e negra vice-presidente do país.

Repercussão

No Twitter, Joe Biden se pronunciou após o anúncio de sua vitória. Ele declarou estar honrado pelo resultado e disse que será um presidente para todos os americanos.

América, estou honrado por vocês me escolherem para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas eu prometo a vocês o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – quer tenham votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês colocaram em mim.

Em um vídeo publicado em seu perfil no Twitter, a vice-presidente eleita, Kamala Harris, afirmou eufórica: “Conseguimos, Joe. Você será o próximo presidente dos Estados Unidos”.

Ambos foram parabenizados por Barack Obama, que escreveu: “Parabéns aos meus amigos, Joe Biden e Kamala Harris – nosso próximo presidente e vice-presidente dos Estados Unidos”.

A posse de Joe Biden está prevista para 20 de janeiro de 2021. Na ocasião, o democrata terá 78 anos.

Reação de Trump

Também no Twitter, Donald Trump se mostrou inconformado com o resultado. Na tarde deste sábado, ele afirmou: “eu ganhei esta eleição por muito!”

Entretanto, a própria rede social atribuiu um selo à mensagem do republicano com a seguinte frase: “Fontes oficiais podem não ter anunciado o vencedor da disputa quando isto foi tweetado”.

Negando a derrota, Trump disse em comunicado à imprensa que “a eleição está longe de acabar”. Na última quinta-feira (5), ele chegou a pedir que a contagem dos votos fosse interrompida.

Anteriormente, na madrugada de quarta-feira (4), ele já havia se declarado vencedor. Juntamente com seus advogados, Trump acusa o pleito americano de fraude e ameaça acionar a Suprema Corte dos EUA, judicializando a eleição.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui