O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira (7) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, derrotado pelo democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020, está bloqueado do Facebook e do Instagram por tempo indeterminado.
A medida ocorre após a violenta invasão do Capitólio em Washington (DC), nesta quarta-feira (6), quando centenas de apoiadores de Trump adentraram o local para tentar impedir que o Congresso americano ratificasse a vitória de Biden, o que acabou se concretizando na madrugada desta quinta-feira, mesmo em meio ao clima de tensão.
De acordo com a polícia de Washington, quatro pessoas morreram e pelo menos 52 foram presas após o episódio.
Segundo Zuckerberg, o bloqueio das contas deve durar ao menos pelas próximas duas semanas, “até que a transição pacífica do poder esteja concluída”.
“Os chocantes eventos das últimas 24 horas demonstram claramente que o presidente Donald Trump tem a intenção de utilizar o seu tempo restante no cargo para minar a transição pacífica e lícita de poder para o seu sucessor eleito, Joe Biden”, afirmou Zuckerberg no comunicado publicado por seu perfil no Facebook. O presidente da empresa disse ainda que os riscos de permitir que o presidente dos EUA continue a utilizar o serviço durante este período são muito grandes.

Antes do Facebook, o Twitter adotou postura semelhante e anunciou um bloqueio temporário para a conta de Donald Trump. Segundo a rede social, o presidente, que chegou a sugerir que se juntaria aos manifestantes, foi impedido de fazer publicações e só seria liberado após 12 horas, desde que excluísse três tuítes que violam as as políticas da plataforma e por isso, tiveram sua exibição suspensa.
Future violations of the Twitter Rules, including our Civic Integrity or Violent Threats policies, will result in permanent suspension of the @realDonaldTrump account.
— Twitter Safety (@TwitterSafety) January 7, 2021
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.