Tudo começou exatamente há um ano. Em 17 de novembro, ia ao ar a primeira matéria oficial da mais nova publicação digital de Goiânia e região metropolitana: a Revista Factual. De lá para cá, inúmeros assuntos foram tratados a cada texto, em cada uma de nossas páginas e editorias. Tudo isso, claro, tomando o respectivo cuidado para não abandonar nossa linha editorial desde o projeto inicial: a de ser um veículo que privilegia a informação, a cultura – inclusive a contracultura e a formação de debates por meio do estímulo do senso crítico e do viés opinativo da publicação – compromisso listado inclusive na seção Sobre Nós.
Um ano se passou então, e muita água rolou por debaixo da ponte. Tivemos alguns períodos de ausência por problemas técnicos e logísticos – é verdade. Entretanto, nossa preocupação sempre foi a de superar tais obstáculos da maneira mais eficaz e mais rápida possível. Outro ponto crucial em nossa proposta de trabalho que cuidamos em manter é o de não apelar ao sensacionalismo baixo e barato ou a conteúdos desprovidos de qualquer importância, que em nada agregam, só para ganhar “likes”. A intenção da Factual é de atrair seu público pela capacidade de produzir publicações arejadas, de informar, divulgar iniciativas e experiências que promovam satisfação e qualidade de vida – sejam elas culturais, gastronômicas, sociais, de saúde ou em quaisquer outras áreas, e promover o debate sobre questões diversas.
Fatos importantes e lamentáveis passaram por nossas páginas e estão em nosso arquivo deste primeiro ano. Baixas na música, na literatura, no cinema/televisão, entre outras foram tristemente anunciadas por aqui. No campo político, acompanhamos os desdobramentos de um processo que culminou no impeachment da primeira mulher eleita presidente no Brasil, Dilma Rousseff, e a ascensão de seu vice, Michel Temer, ao poder. Prisões de políticos envolvidos em esquemas de corrupção também tiveram destaque em nosso site.

A cultura goianiense foi neste primeiro ano e continuará sendo cada vez mais objeto de ampla divulgação a cada dia na Factual. E provamos por “a + b” que não só Goiânia, como Goiás inteiro é muito mais que música sertaneja (nos perdoem os fãs, não é uma crítica). Nosso estado é um grande e propício celeiro que abriga o melhor da música independente, promove excelentes festivais, possui uma cena cultural forte, produz cinema, literatura e exporta cultura para todo o país – e para o mundo. Isto sem contar as excelentes baladas, shows e festas que movimentam a maravilhosa noite de Goiânia, este incrível “universo de possibilidades”, como convencionamos chamar – em tom de brincadeira, mas falando sério como nunca.
Se você chegou até aqui, muito obrigado pelo carinho e empenho em nos ler. Obrigado a você que dispensou pelo menos dois minutinhos de seu precioso tempo para clicar e saber o que temos a dizer.
Enfim. Toda esta rápida retrospectiva tem como propósito levar ao mote principal deste texto, que é o de agradecer a você, leitor e parceiro da Revista Factual. Se você chegou até aqui, muito obrigado pelo carinho e empenho em nos ler. Obrigado a você que dispensou pelo menos dois minutinhos de seu precioso tempo para clicar e saber o que temos a dizer. Temos ciência dos desafios e sabemos que temos muito a melhorar. Mas saiba que faremos isso, por você. E para você!
Somos muito gratos por estar em seu rol seleto de leituras. Entre e fique à vontade! Esta casa é sua. E esta história também! Ah, e aproveite para estar conosco também nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. O nosso maior presente de aniversário é ter sua companhia por aqui.
Aquele abraço! E continue conosco neste ano – e em todos os próximos que virão.