Eleições na Argentina: Mauricio Macri é eleito o novo presidente do país

0
maurcio-macri

Os argentinos compareceram às urnas no domingo (22) para as eleições presidenciais. A votação elegeu o conservador Mauricio Macri (Cambiemos) como o novo presidente do país com 51,40% dos 99,17% dos votos apurados contra 48,60% do outro candidato, o governista Daniel Scioli (Frente para la Victoria), apoiado pela então presidente Cristina Kirchner, no cargo desde 2007, após suceder seu falecido marido Néstor Kirchner, que governou o país entre 2003 e 2007.

A decisão aconteceu em segundo turno e põe fim ao kirchnerismo predominante no país há 12 anos. No primeiro turno, Scioli venceu por 37% contra 34,1% de Macri. O fato marca ainda o início de um governo de centro-direita, diferente do peronismo e do radicalismo social-democrata que conduziram a Argentina nos últimos 70 anos.

mauricio-macri-discurso
O candidato vencedor Mauricio Macri em Discurso

Mauricio Macri tem 56 anos, é empresário, engenheiro, atual prefeito de Buenos Aires e já foi presidente do Boca Juniors entre 1995 e 2007. Ele assume a presidência no dia 10 de dezembro e tem vários desafios pela frente. O primeiro com o qual terá que lidar é o fato de a maioria do congresso ser de perfil kirchnerista, ou seja, Macri terá que tentar acordos de coalizão para levar adiante projetos de seu governo. Outro problema a ser encarado é derrubar a inflação, atualmente na casa dos 28% e retomar o crescimento e geração de empregos, no mesmo patamar há quatro anos.

O adversário Daniel Scioli e a presidente Cristina Kirchner ligaram para Macri para parabenizá-lo pela vitória nas urnas. Dos 32 milhões de eleitores do país, 78% votaram. Na região do Obelisco em Buenos Aires, milhares de simpatizantes do candidato vencedor comemoraram o resultado das eleições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui