O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na manhã deste sábado (2), em um avião do governo do Paraná, em Curitiba, rumo a São Paulo, onde vai acompanhar o velório do neto, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, que morreu nesta sexta-feira (1º), no Hospital Bartira, do grupo D’Or, em Santo André (SP).
A autorização para que Lula saísse da prisão para comparecer à cerimônia partiu da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal, após pedido feito pela defesa do ex-presidente.
Arthur foi diagnosticado com quadro infeccioso de meningite meningocócica, após ter dado entrada no Hospital Bartira na manhã de sexta-feira com febre alta. Apesar dos cuidados médicos, o garoto não resistiu.
Os pais da criança são Marlene Araujo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente com a ex-primeira-dama Marisa Letícia, morta em fevereiro de 2017, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.
Em janeiro, Lula perdeu o irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, de 79 anos, vítima de um câncer no pulmão. Após inúmeras negativas, ele chegou a ser autorizado pelo ministro Dias Toffoli, do STF a ir até São Bernardo do Campo, em São Paulo, mas desistiu, pois o enterro já havia acontecido.

Lula está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril de 2018, condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo.
Em fevereiro, ele foi novamente condenado – dessa vez a 12 anos e 11 meses de prisão – por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do sítio de Atibaia, interior de São Paulo.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.