O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta anunciou na tarde desta quinta-feira (16), no Twitter, a sua demissão do Ministério da Saúde. O anúncio foi feito após reunião nesta tarde com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto.
“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde”, disse o Ministro. No comunicado, Mandetta agradeceu a oportunidade e desejou êxito ao seu sucessor. Ele protagonizou uma série de embates nos últimos dias com Bolsonaro, à frente do Ministério.
Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde.
Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e— Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 16, 2020
de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar.
— Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 16, 2020
Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país.
— Henrique Mandetta (@lhmandetta) April 16, 2020
Sua situação teria se fragilizado ainda mais após uma entrevista concedida ao programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo (12), direto do Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, na qual teceu críticas ao governo brasileiro pelas políticas adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus.
O local escolhido para a entrevista é a sede do Governo de Goiás, de onde despacha o governador Ronaldo Caiado, outro político crítico ao presidente. E a emissora carioca é alvo de constantes críticas públicas de Bolsonaro.
As discordâncias entre ambos se referiam especialmente aos posicionamentos sobre o isolamento social, ao qual Bolsonaro é contrário e à adoção de medicamentos como a hidroxicloroquina para o tratamento de pacientes infectados pela Covid-19, pauta defendida pelo presidente.
Para assumir a pasta no lugar de Mandetta, o escolhido de Jair Bolsonaro é o médico oncologista Nelson Teich.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.