O presidente Jair Bolsonaro reconheceu nesta terça-feira (15), Joe Biden como presidente eleito dos Estados Unidos. O comunicado do reconhecimento vem 38 dias após o democrata ser anunciado vencedor das Eleições 2020 no país.
Em nota à imprensa publicada pelo Ministério das Relações Exteriores, Bolsonaro cumprimentou Biden e se disse pronto a trabalhar com o presidente eleito, mantendo a construção de uma aliança entre os países e em defesa de valores como a soberania, a democracia e a liberdade em todo o mundo, além de defender uma integração econômica e comercial.
Confira o comunicado a seguir:
Cumprimentos do Presidente Jair Bolsonaro ao Presidente-Eleito dos EUA Joe Biden
O Presidente Jair Bolsonaro transmite a seguinte mensagem ao Presidente-Eleito Joe Biden após o anúncio dos resultados da votação no Colégio Eleitoral dos EUA:
– Saudações ao Presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo “a terra dos livres e o lar dos corajosos”.
– Estarei pronto a trabalhar com V. Exa. e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos.
A saudação de Bolsonaro a Biden também foi publicada pelo presidente em seu perfil oficial no Twitter.
– Saudações ao Presidente @JoeBiden , com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo “a terra dos livres e o lar dos corajosos".
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 15, 2020
As projeções da imprensa americana apontaram Joe Biden como vencedor da corrida eleitoral americana no dia 7 de novembro. A vitória foi confirmada nesta segunda-feira (14), pelo Colégio Eleitoral americano, mesmo com inúmeras tentativas do atual presidente, o republicano Donald Trump, de questionar o resultado e colocar o processo eleitoral em descrédito.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.