O prefeito eleito, Maguito Vilela (MDB) e o vice-prefeito, Rogério Cruz (Republicanos) tomaram posse na tarde desta sexta-feira (1º), em cerimônia realizada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freud Bufáiçal, no Campus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A posse de Maguito, que está internado na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 27 de outubro, onde se recupera da Covid-19, ocorreu por meio de assinatura eletrônica. Rogério Cruz, porém, compareceu à solenidade, onde foi empossado presencialmente.
O termo de posse de Maguito Vilela, assinado eletronicamente, foi certificado pela mesa diretora da Câmara Municipal. Durante o evento, Rogério Cruz, que assume interinamente a Prefeitura de Goiânia, assinou o documento de posse e fez o juramento.
Aos jornalistas, Rogério Cruz disse que o desejo de todos é que Maguito Vilela estivesse presente. “Mas como isso ainda não é possível, vamos representá-lo e a nossa torcida é para que em breve esteja aqui para realizar o trabalho e cumprir tudo aquilo que foi apresentado à população durante o pleito eleitoral”, disse.
O vice-prefeito contou que, conforme a equipe médica, ainda não é possível falar em previsão de retorno do prefeito Maguito, “mas a sua recuperação tem sido, segundo os médicos, muito rápida”, acrescentou.
Transmissão do cargo
A transmissão do cargo pelo agora ex-prefeito, Iris Rezende, ao prefeito em exercício, Rogério Cruz, ocorreu ainda na tarde desta sexta-feira, em solenidade no Paço Municipal. A cerimônia contou com a participação de auxiliares e familiares de Iris, além de lideranças partidárias, a exemplo do presidente do MDB, Daniel Vilela, filho de Maguito.
Após ser recebido por Iris Rezende, Rogério Cruz assinou o termo de transmissão de cargo e aproveitou seu discurso para elogiar o ex-prefeito. “Suceder o senhor, Iris Rezende, não será uma tarefa fácil. Maguito Vilela e eu sempre soubemos disso. Por isso, teremos de nos esforçar muito para dar continuidade nesse brilhante trabalho desenvolvido pelo senhor”, afirmou.
Vereadores
Além do prefeito e do vice-prefeito, os 35 vereadores eleitos para o quadriênio (2021-2024) também foram empossados para assumirem seus postos na Câmara Municipal de Goiânia. Desses, 34 participaram presencialmente do evento, porém Léo José (PTB), diagnosticado com Covid-19, não compareceu à cerimônia e tomou posse virtualmente.
Confira a lista dos 35 vereadores empossados:
- Isaias Ribeiro (Republicanos)
- Sargento Novandir (Republicanos)
- Luciula do Recanto (PSD)
- Sabrina Garcez (PSD)
- Clécio Alves (MDB)
- Lucas Kitão (PSL)
- Dr Gian (MDB)
- Sandes Junior (PP)
- Bruno Diniz (PRTB)
- Anselmo Pereira (MDB)
- Romário Policarpo (Patriota)
- Henrique Alves (MDB)
- Kleybe Morais (MDB)
- Izidio Alves (MDB)
- Anderson Sales- Bokão (DEM)
- Mauro Rubem (PT)
- Cabo Senna (Patriota)
- Gabriela Rodart (DC)
- Bessa (DC)
- Pedro Azulão Jr (PSB)
- Léia Klebia (PSC)
- Leandro Sena (Republicanos)
- Ronilson Reis (Podemos)
- Juarez Lopes (PDT)
- Geverson Abel (Avante)
- Edgar Duarte Careca (PMB)
- Aava Santiago (PSDB)
- Paulo Henrique da Farmácia (PTC)
- Marlon (Cidadania)
- Santana Gomes (PRTB)
- Pastor Wilson (PMB)
- Willian Veloso (PL)
- Joãozinho Guimarães (Solidariedade)
- Thialu Guiotti (Avante)
- Leo José (PTB)
Após a posse, os vereadores se dirigiram para a Câmara Municipal de Goiânia, onde se reuniram para a eleição da Mesa Diretora. Na ocasião, o vereador Romário Policarpo (Patriota), que disputava a presidência da Câmara com o vereador Dr. Gian Said (MDB), foi reeleito para o comando da Casa.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.