Nesta quarta-feira (26), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, apresentou requerimento para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seja convocado a depor.
+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus
De acordo com o requerimento, Bolsonaro seria ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito na condição de testemunha. Segundo Randolfe, cada depoimento e documento recebido torna “mais cristalino que o presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI.”
Alguns parlamentares, porém, entendem que a CPI não pode convocar chefes de outros poderes, fato que impediria inclusive a convocação de governadores e prefeitos.
A CPI da Covid foi criada para apurar ações e possíveis omissões do governo federal durante a pandemia de coronavírus, que já matou mais de 450 mil pessoas no Brasil.
Até o momento, os parlamentares já ouviram os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, além do atual titular da pasta, Marcelo Queiroga. Foram ouvidos ainda Carlos Murillo, CEO da Pfizer na América Latina, Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência, Ernesto Araújo, ex-ministro de Relações Exteriores e Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde.
Em seu perfil no Twitter, Randolfe Rodrigues disse que os parlamentares não ouvirão depoentes nesta quarta-feira. Ele afirmou ainda que o expediente será utilizado para a apreciação de requerimentos de convocações, convites e informações para as próximas sessões.
Horas mais tarde, o senador informou que a CPI aprovou a reconvocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do ex-ministro Eduardo Pazuello.
Bom dia! Hoje não ouviremos depoentes na CPI da Pandemia. Iremos utilizar o expediente para apreciar requerimentos de convocações, convites e informações para as próximas sessões. É um passo importante para os rumos da CPI e já levaremos em consideração os depoimentos até aqui.
— Randolfe Rodrigues 🇧🇷💉🥖 (@randolfeap) May 26, 2021
URGENTE! Acabamos de aprovar na CPI da Pandemia a reconvocação do ministro da Saúde Marcelo Queiroga e do ex-ministro Eduardo Pazuello.
— Randolfe Rodrigues 🇧🇷💉🥖 (@randolfeap) May 26, 2021
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.