Estado de Iris Rezende ainda é crítico, mas com melhor resposta a estímulos, diz boletim médico

Informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (9) pela assessoria de imprensa do ex-prefeito de Goiânia

0
Iris Rezende, estado crítico, estado de Iris Rezende ainda é crítico, AVC hemorrágico, estado de saúde de Iris Rezende
O ex-prefeito e ex-governador, Iris Rezende (MDB). Foto: divulgação/Prefeitura de Goiânia

Internado desde a última sexta-feira (6), após sofrer um AVC hemorrágico, o ex-prefeito de Goiânia e ex-governador Iris Rezende (MDB), de 87 anos, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Neurológico de Goiânia.

Segundo boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira (9) pela assessoria de imprensa e assinado pela equipe médica responsável, Iris ainda encontra-se em estado crítico, mas tem melhor resposta aos estímulos.

Além disso, o político, que está intubado, apresenta melhora dos parâmetros de ventilação mecânica, bom controle da pressão arterial e funções de outros órgãos normais. No entanto, não há previsão de alta.

Confira na íntegra, o boletim médico sobre o estado de saúde de Iris Rezende:

O senhor Iris Rezende Machado, 87 anos, permanece internado em Unidade de Terapia Intensiva do Instituto Neurológico de Goiânia. Encontra-se em estado crítico. Flutuando nível de consciência, melhor resposta aos estímulos, além de melhora dos parâmetros de ventilação mecânica. Bom controle da pressão arterial. Tomografia de crânio com melhora de edema cerebral. Funções de outros órgãos normais. Sem previsão de alta.

Médicos responsáveis

Dr. Valter da Costa
Dr. Sebastião Eurico Melo Souza
Dr. Alberto de Almeida Las Casas Ju.
Dr. César Leite Sant’anna
Dr. Marco Aurélio F. Borges
Dra. Adriana Rocha Carvalho Sousa

Caiado visita Iris

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), que também é médico, esteve na manhã desta segunda-feira no Instituto Neurológico de Goiânia para visitar Iris Rezende. Ao deixar o local, ele conversou com jornalistas e falou sobre o quadro de saúde do político.

“Ele [Iris] já está controlando a respiração. Ou seja, não é o aparelho que está comandando a respiração dele. É ele quem já controla a respiração mesmo estando com o respirador e intubado. Então, isso mostra o quanto ele está evoluindo. Ou seja, ele já tem controle, mas todo o processo depende também da recuperação neurológica. Nós sabemos que foi um AVC amplo, drenado na hora certa, graças a Deus, mas esse período de acalmia para ele é fundamental para ter a sua recuperação em melhores condições”, afirmou Caiado.

O governador comentou sobre o processo de recuperação de Iris. “A recuperação neurológica é lenta e gradual. A vantagem é que realmente, como foi no temporal direito, no lado acessório, tem tudo para estar movimentando todos os membros. Como tal, nós só teremos uma avaliação final depois dele extubado”, reforçou.

Ao ser questionado sobre uma previsão para extubação do ex-prefeito, Caiado se limitou a dizer que não avançaria em um diagnóstico que deve ser feito pelos médicos.

Na ocasião, o governador considerou que Iris está em um quadro de recuperação. Apesar de inspirar cuidados especiais como todo paciente em uma UTI, Caiado disse que não classificaria o estado de Iris como crítico, pois não houve nenhum agravamento.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui