A Orquestra Filarmônica de Goiás recebe nesta quinta-feira (17), às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a soprano Natália Aurea e o pianista Diego Caetano. Sob a regência do maestro Neil Thomson, eles interpretarão a obra Como uma ola de Fuerza y luz, obra emblemática do compositor italiano Luigi Nono, dedicada ao líder revolucionário chileno Luciano Cruz, assassinado em 1971, dois anos antes do golpe de Augusto Pinochet. Luigi Nono é um dos compositores mais importantes e influentes do século XX, entretanto, suas obras são pouco executadas no Brasil, o que torna este concerto ainda mais especial. A Sinfonia nº. 3 de Beethoven, também conhecida como Heroica, também integra o programa do concerto. A entrada é gratuita.
Natural de São Paulo, Natália iniciou o contato com a música através de coros nas igrejas. Estudou piano, violoncelo e por último canto na Escola Municipal de Música, onde permanece sob orientação de Andréa Kaiser. Participou de masterclasses com Anna Korondi, Susan Bullock, Nathalie Thomas. Foi finalista do Concurso de Canto Maria Callas e selecionada para participar do programa Preludio na TV Cultura. Trabalhou com os diretores Iacov Hillel, João Malatian, Luiz Eduardo Frin, André Heller e já foi regida por Naomi Munakata, John Neschling, Victor Hugo Toro, Nibaldo Aranega, Julio Medaglia, Benito Juarez, João Maurício Galindo e Richard Armstrong. Dentre seus principais trabalhos como solista destacam-se A Barca no Teatro Municipal de São Paulo, Glória de Vivaldi e Missa em Mib do Padre José Mauricio no Theatro São Pedro, Credo de Dom Pedro I com a Osusp no Teatro Alfa e Elektra e Der Rosenkavalier de Strauss na Sala São Paulo. É integrante dos coros Sinfônico e de Câmara da Osesp, onde faz diversos solos e recentemente gravou as faixas Jubiabá e Asa Branca no CD Canções do Brasil junto ao Coro da Osesp.
O pianista brasileiro Diego Caetano começou seus estudos de piano em Goiás aos 11 anos. Aos 25 anos, concluiu com nota máxima o Doutorado em Artes Musicais – Piano Performance pela Universidade do Colorado em Boulder (EUA). Concluiu o Mestrado em Música – Piano Performance pela Universidade do Wyoming (EUA) e Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Goiás. Estudou com os professores David Korevaar, Bob Spillman, Theresa Bogard, Maria Helena Jayme e Lílian Carneiro de Mendonça. Em 2016, aperfeiçoou-se no Conservatório de São Petersburgo (Rússia) com a professora Nadezhda Eysmont. Hoje, é diretor do departamento de piano e professor na Amarillo College (EUA).
Possui mais de 40 prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, destacando-se: 1º lugar no London Grand Prix Virtuoso (2016), 1º lugar no New York International Concerto Competition (2014); 1º lugar no MTNA – Steinway & Sons International Competition (2011); 1º lugar no Concurso Internacional das Montanhas no Canada (2013); 1º lugar no Concurso Nacional de Música Brasileira “Spartacco Rossi” (2009); 1º lugar no Concurso Nacional de Piano “Arnaldo Estrella” (2008), entre outros. Em 2008, ganhou prêmio “Arnaldo Estrella” de Melhor Intérprete de Música Brasileira. Também recebeu prêmio de Melhor Intérprete de Música espanhola no Concurso Internacional de Piano de Rabat, no Marrocos.
[otw_shortcode_divider margin_top_bottom=”30″ text=”Serviço” text_position=”otw-text-center”][/otw_shortcode_divider]Concertos Especiais: Luigi Nono e Beethoven – Orquestra Filarmônica de Goiás
Quando: quinta-feira, 17 de agosto
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Avenida Dep. Jamel Cecílio, nº 4490, Quadra Gleba, Lote 1 – Setor Fazenda Gameleira, Goiânia – GO)
Entrada Gratuita
Foto: reprodução.