Morre João Gilberto, fundador da bossa nova, aos 88 anos

Cantor e violonista lançou uma trilogia de álbuns fundamentais, responsáveis por apresentar o gênero, então recém-fundado ao mundo

0
Morre João Gilberto, João Gilberto, bossa nova, cantor e compositor, morte
O cantor e compositor João Gilberto. Foto: divulgação.

Um dos grandes responsáveis por fundar a bossa nova, o icônico cantor e compositor baiano João Gilberto morreu neste sábado (6), aos 88 anos. A confirmação da morte foi feita pelo filho, João Marcelo Gilberto, que mora nos Estados Unidos, ao portal G1.

“Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter sua dignidade ao perder sua soberania”, escreveu João Marcelo no Facebook. “Gostaria de agradecer a Maria do Ceu por estar a seu lado no final. Ela foi sua verdadeira amiga e companheira.”

My father has passed. His fight was noble, he tried to maintain dignity in light of losing his sovereignty. I thank my…

Publicado por Marcelo Gilberto em Sábado, 6 de julho de 2019

Nascido João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, em 10 de junho de 1931, o cantor e violonista lançou uma trilogia de álbuns que apresentaram ao mundo a então recém-fundada bossa nova. São eles Chega de saudade (1959) – este com composição de Tom Jobim (1927-1994) e Vinicius de Moraes (1913-1980) –, O amor, o sorriso e a flor (1960) e João Gilberto (1961).

Nos últimos anos, João Gilberto permaneceu recluso e foi alvo de polêmicas, a exemplo de sua interdição judicial promovida por sua filha, a também cantora Bebel Gilberto, no fim de 2017. Bebel alegou, por meio de nota, ter sido motivada a tomar tal decisão em virtude dos problemas de saúde e complicações financeiras do cantor.

João Gilberto deixa três filhos, João Marcelo, Bebel e Luisa.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui