Festival de Ópera de Goiânia começa nesta sexta-feira (17)

Evento, que será realizado entre os meses de maio e julho, é fruto da parceria da Prefeitura de Goiânia e da Universidade Federal de Goiás (UFG)

0
Festival de Ópera de Goiânia, Basileu França, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Coro Sinfônico Jovem de Goiás, Goiânia
Auditório do Itego em Artes Basileu França. Foto: reprodução/BSC Engenharia

Cavalleria Rusticana, do italiano Pietro Mascagni, é o primeiro dos quatro títulos do Festival de Ópera de Goiânia (Fogo) que vai ser exibido nos dias 17 e 18 de maio (sexta-feira e sábado) de 2019, às 20h. O espetáculo vai ser encenado no Teatro Basileu França em uma produção do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Basileu França, com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e Coro Sinfônico Jovem de Goiás.

O Festival é uma oportunidade para conferir, a preços simbólicos, a qualidade da arte lírica produzida no Brasil, e em especial em Goiânia, cidade que sempre teve tradição de exportar grandes cantores líricos para outros centros. O objetivo é tornar o Festival uma ação anual permanente, realizada através de parcerias, dando subsídios para que os cantores líricos aqui formados possam desenvolver sua arte, mostrando suas qualidades e potenciais ao público da cidade, bem como para buscar ferramentas para o crescimento, em Goiânia, dessa arte que vem encantando plateias em todo o mundo desde o seu surgimento no século XVI, e que para a qual existem teatros e espaços específicos em todos os cantos do mundo.

O evento também contempla ações formativas com workshops e masterclasses com artistas convidados. A finalidade principal é dar a oportunidade para que o público da cidade tenha acesso a espetáculos operísticos de qualidade, combinando no palco os talentos de regionais junto a grandes nomes da ópera no cenário nacional.

Quatro títulos estão na programação, sendo duas óperas encenadas e duas em forma de concerto com o que é denominado de ‘meia cena’. As duas óperas que serão encenadas são Cavalleria Rusticana (Pietro Mascagni) e Amahl e os visitantes da noite (Gian Carlo Menotti). Já as óperas em concerto são Il Pagliacci (Ruggero Leoncavallo) e O barbeiro de Sevilha (Gioachino Rossini).

O Fogo é uma realização da UFG, por meio da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Orquestra Sinfônica de Goiânia (Osgo). O evento tem o objetivo de divulgar e promover a arte lírica em Goiânia. Como co-realizadores estão o Governo de Goiás, por meio do Itego Basileu França, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) e o Teatro Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento tem também o apoio do Instituto Orquestra Cidadã (IOC).

SERVIÇO

Festival de Ópera de Goiânia 2019

Programação

17 e 18 de maio
ÓPERA ENCENADA: CAVALLERIA RUSTICANA – PIETRO MASCAGNI
Coro Sinfônico Jovem de Goiás e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

Solistas: Poliana Alves (Santuzza), Hélenes Lopes (Turiddu), Patrícia Mello (Lola), Jadson Alvares (Alfio) e Sara Veras (Mama Lucia)
Regente: Eliel Ferreira
Produção: Itego em Artes Basileu França / OSJG
Local e horário: Teatro Basileu França, às 20 horas.
Endereço: Av. Universitária, 1.750, Setor Universitário. Telefone: 3988-8954.
Ingressos: R$ 10 (preço único promocional)

29, 31 de maio e 1 de junho
ÓPERA ENCENADA: AMAHL E OS VISITANTES DA NOITE – GIAN CARLO MENOTTI
Coro de Câmara da EMAC/UFG e Orquestra Jovem Joaquim Jayme

Solistas: Joyce Pereira (Amahl), Jayana Paiva (Mother), Natan Milhomen (Mago), Gustavo Weiss (Mago), João Pedro Coelho (Mago) e Ítalo Souza (Pajem)
Regente: Angelo Dias
Produção: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG
Local e horário: 29 de maio – Teatro da EMAC/UFG, às 12h30.
30 de maio e 1º de junho – Teatro Basileu França, às 20h.
Endereço: Av. Universitária, 1.750, Setor Universitário. Telefone: 3988-8954.
Ingressos: R$ 10 (preço único promocional)

16 de junho
ÓPERA EM CONCERTO: IL PAGLIACCI – RUGGERO LEONCAVALLO
Coro e Orquestra Sinfônica de Goiânia

Solistas: Hélenes Lopes (Canio), Patricia Mello (Neda), Jadson Alvares (Silvio), Douglas Hahn (Tonio) e Alexandre Vaz (Arlequino)
Regente: Abel Rocha
Produção: Orquestra Sinfônica de Goiânia
Local e horário: Palácio da Música, Centro Cultural Oscar Niemeyer, às 11 horas
Endereço: Av. Deputado Jamel Cecílio, Lote 01, Quadra Gleba, Alameda Fazenda Gameleira. Telefone: 3201-4932
Ingresso: Entrada franca

2 e 3 de julho
ÓPERA EM CONCERTO: O BARBEIRO DE SEVILHA – GIOACHINO ROSSINI
Coro e Orquestra Sinfônica de Goiânia

Solistas: Luciana Bueno (Rosina), Douglas Hahn (Fígaro), Daniel Germano (Bartolo), Hudson Ayres (Conde), Gustavo Rocha (Basílio) e Natália Afonso (Bertha)
Regente: Alessandro Sangiorgi
Produção: Orquestra Sinfônica de Goiânia
Local e horário: Teatro Sesi, às 20 horas
Endereço: Av. João Leite, n. 1013, Santa Genoveva. Telefone 4002-6213
Ingresso: um livro literário ou dois quilos de alimento não perecível

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui