Dia Mundial do Rock: confira nossa lista de músicas para celebrar a data em alto estilo

0
Dia Mundial do Rock
Anualmente, em 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock. Embora seja uma data tida como ‘mundial’, a celebração é seguida ao pé da letra apenas no Brasil. E a Factual, a partir de agora, presta uma singela homenagem ao gênero.

13 de julho é considerado o Dia Mundial do Rock devido a uma declaração proferida pelo cantor Phil Collins – então vocalista da banda Genesis, durante o festival Live Aid, em 1985. Durante o evento, o artista declarou aquele, a partir de então, como o ‘Dia do Rock’.

O Live Aid reuniu, na ocasião, grandes nomes do rock n’ roll mundial, como The Who, David Bowie, Elton John, Paul McCartney, Queen, Dire Straits, Bob Dylan, Black Sabbath, Judas Priest, Crosby, Stills and Nash, Neil Young, Madonna, Tom Petty, Kenny Loggins, Led Zeppelin, Daryl Hall & John Oates, entre outros. O objetivo proposto pelos organizadores Bob Geldof e Midge Ure era arrecadar fundos em prol de causas humanitárias da Etiópia.

Entretanto, resumir o rock a 1985 equivale a ignorar outros tantos anos de história que tiveram início no começo da década de 1950. Nesta época, influenciado por gêneros como a música country, o rhythm and blues, o folk, o blues e o jazz, surgiu um novo estilo de música que desaguava em um estilo de vida e dava voz a um público pouco ouvido até então: a juventude.

Bill Halley e Chuck Berry são alguns nomes que figuram entre os precursores do rock e foram seguidos por outros fenômenos que tornaram a música proeminente nas décadas seguintes, como Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, Black Sabbath e tantos outros.

Não são poucas as variações que surgiram desde então. Mas dizem que classificar rock é ‘coisa de jornalista’. Se for, então estamos em casa, já que a Factual une jornalismo, cultura, entretenimento e mais um monte de coisas boas. Sendo assim, resolvemos criar um ‘listão’, segmentado para homenagear a data em alto estilo.

IMPORTANTE RESSALTAR: nossa lista não segue ordem de importância e nem esgota as vertentes. A proposta é apenas apresentar algumas delas com exemplos. A curadoria é do editor Vinicius Martins.

Confira, a partir de agora a relação e divirta-se! Let’s rock!

1. Hard Rock

2. Heavy Metal

3. Grunge

4. Punk Rock

5. Punk Rock / Pop Punk

6. Power Metal

7. Thrash Metal

8. Rock Progressivo

9. New Metal

10. Pop Rock

11. Rock n’ Roll

12. Funk rock

13. Rock Psicodélico

Expoentes nacionais

O Brasil tem a sua digna seara de músicos e bandas que fizeram e continuam fazendo história no rock. Ainda que o gênero esteja longe dos top 10 das rádios brasileiras – vale a crítica – alguns clássicos jamais abandonaram o dial das FM’s no país e servem para estimular garotos e garotas do Oiapoque ao Chuí a montarem suas respectivas bandas e darem continuidade ao legado. Veja alguns deles a seguir e viva o rock brazuca!

Goiânia e as ‘pratas da casa’

Não é novidade para ninguém que Goiânia é, talvez, o maior celeiro de bandas e festivais de rock independente do Brasil. Anualmente, grandes eventos do gênero como o Goiânia Noise Festival, o Bananada e tantos outros mais evidenciam que, se para alguns o rock morreu, pelo menos por estas bandas de cá, ele está mais vivo que nunca! E a nossa lista com (apenas) alguns dos artistas locais prova isso. Conheça!

Rock n’ roll e cristianismo

Se alguns optam por afirmar que o diabo é o ‘pai do rock’, outros preferem transgredir esta fala com mensagens positivas, de fé e amor a Deus. Vale dizer que a história do rock no cristianismo se confunde com a do rock em si, em se tratando de longevidade e variedade. E para que você tenha uma noção desta amplitude, listamos alguns dos expoentes do gênero no meio cristão. Confira!

Nacionais

Internacionais

Post scriptum

A gente sabe que, com certeza, faltaram ótimos nomes aqui. Afinal, é impossível esgotar mais de 60 anos de história em um texto tão curto. Então, queremos que você deixe nos comentários quem gostaria de ter visto nesta lista para que possamos ampliá-la.

E mais uma vez, viva o rock! Feliz Dia Mundial do Rock para você!

Foto: Pixabay.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui