Musical ‘Samba Futebol Clube’ é atração cultural para o fim de semana em Goiânia

0
Samba Futebol Clube
No clima da Copa do Mundo, o musical Samba Futebol Clube chega a Goiânia nesta sexta-feira e sábado, 15 e 16 de junho, no Teatro Madre Esperança Garrido. Sucesso absoluto de público e crítica, o espetáculo multimídia que tem texto e direção de Gustavo Gasparani estreou no Rio de Janeiro em 2014, na Copa do Mundo no Brasil, unindo duas paixões brasileiras: a música e o futebol, em uma mistura de música, teatro, dança e vídeo.

Em cena, oito atores/músicos formam um time de jogadores e torcedores que se revezam numa narrativa dramático-musical. Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e Rodrigo Lima – além de atores também são músicos, apaixonados por futebol, e no espetáculo tocam todos os instrumentos, ao vivo, como parte da encenação.

Utilizando elementos do jogo, da música brasileira e da dança do futebol, o espetáculo traz vídeos com tratamento pop – numa mistura de linguagens e imagens de jogadores e jogadas importantes – que ilustram as histórias entrelaçadas por músicas e textos. O samba, que é a base da nossa musica, está lá, mas nos leva à bossa-nova, ao choro e ao rock, ao sertanejo universitário e até ao hip hop.

Centenas de músicas abordam o tema: hinos para os clubes, músicas que relacionam o futebol ao cotidiano e ao comportamento, crônicas de jogos e conquistas, cantos de torcidas, etc. O jeito do brasileiro de falar, andar, dançar e se apaixonar reverbera o que acontece dentro das quatro linhas. O universo do futebol está lá: o da roça, o da infância, a bola, o gol, o estádio, as disputas das torcidas, a decisão do pênalti, as regras – brincando e teatralizando o futebol.

O roteiro traz o quê de música e poesia que o futebol nos deu. Retrata sua ligação com a MPB, a partir do samba, e une citações de textos sobre o tema de José Lins do Rego, Paulo Mendes Campos, Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade e Ferreira Gullar.

As canções ora são cantadas, ora são ditas como texto, criando, assim, um diálogo entre as letras e os textos destes mestres. A história do futebol vai sendo contada, acompanhando a linha evolutiva da música brasileira, começando por Um a Zero de Pixinguinha, passando por outros clássicos memoráveis como Touradas em Madri (Braguinha/Alberto Ribeiro), E o Juiz Apitou (Wilson Batista Antonio Almeida), Praia e Sol (Maracanã Futebol) (Bebeto/Adilson Silva), Na Cadência do Samba (Luís Bandeira), Fio Maravilha (Jorge Benjor), Samba do Ziriguidum (Jadir de Castro/Luis Bittencourt), Povo Feliz (Voa Canarinho) (Memeco/ Nonô), Pra Frente Brasil (Miguel Gustavo) e Aqui é o País do Futebol (Milton Nascimento/Fernando Brant), num total de 42 canções e com direito ao hino dos quatro grandes clubes do futebol carioca.

Samba Futebol Clube

SERVIÇO

Samba Futebol Clube

Quando: 15 e 16 de junho (sexta-feira e sábado)
Horário: 21h
Local: Teatro Madre Esperança Garrido  – Av. Contorno, 241 – Setor Central, Goiânia – GO

Preços: R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada)

Duração: 120 minutos com o intervalo de 15 minutos.
Classificação: 10 anos

* Todas as sessões terão tradução em libras, permitindo assim a acessibilidade para surdos.

* Haverá uma oficina de canto para musicais para 15 alunos, gratuita, que será realizada no dia 16 de junho (sábado) de 14h às 17h na Sala de Dança do Teatro Madre Esperança Garrido. A oficina será ministrada por Pedro Lima.

Informações: Facebook

Capa: Leo Aversa/divulgação.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui