ButanVac: Butantan anuncia primeira vacina 100% nacional contra Covid-19 e pedirá autorização à Anvisa para testes

Expectativa é que os testes sejam autorizados em abril e, em julho, a vacina esteja pronta para ser aplicada em todo o país

0
ButanVac, primeira vacina 100% nacional contra Covid-19, vacina 100% nacional, vacina nacional contra Covid-19, ButanVac vacina nacional contra Covid-19
Foto: reprodução/Instituto Butantan

O Instituto Butantan anunciou na manhã desta sexta-feira (26) a criação da ButanVac, a primeira vacina 100% nacional contra Covid-19.

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

Segundo o instituto, será solicitada junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para o início de um ensaio clínico das fases 1 e 2. A expectativa é que a Anvisa autorize o início dos testes em abril e, em julho, a vacina esteja pronta para ser aplicada em todo o país.

O órgão afirma ter capacidade para produzir o imunizante que será desenvolvido integralmente no Brasil sem depender da importação do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo). A produção da ButanVac deve começar ainda este ano, quando o Instituto poderá utilizar a fábrica que hoje produz a vacina contra a Influenza.

A iniciativa integra um consórcio internacional do qual o Butantan é o principal produtor, com 85% da capacidade total de produção, cujo compromisso é fornecer a vacina ao Brasil e a países de baixa e média renda.

Atualmente, o instituto produz a CoronaVac, em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. Segundo o órgão, a cada 1.000 vacinas aplicadas no país, 900 são do Butantan. Até o fim de abril, a previsão é que 46 milhões de doses da CoronaVac sejam entregues.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui