Uma Instrução Normativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) tornou proibida a atividade pesqueira em todos os municípios situados na região da Bacia do Rio Araguaia, em Goiás. A medida foi publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (26) e visa a diminuição do fluxo de pessoas e aglomerações que, em face da pandemia, coloca em risco a vida das populações nessas áreas.
+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus
De acordo com a titular da Semad, Andréa Vulcanis, a medida, que passa a valer entre os dias 1º e 5 de abril, pode ser estendida, a depender da situação de agravamento do nível de contágio pelo novo coronavírus nesses municípios. “Alertamos a todos que ainda está vigente o Decreto nº 9.674, de 10 de junho de 2020, editado pelo governador Ronaldo Caiado, que proíbe todas as atividades que envolvem aglomerações nas regiões do Araguaia”, lembra.
A secretária ressalta também que, caso as pessoas persistam no descumprimento da medida, podem ser alvos de fiscalização e, consequentemente, serem multadas. Andréa diz ainda que a normativa editada pela pasta vem para reforçar o que já está expresso no decreto.
“É importante a compreensão de todos, pois esse não é o momento de realizarmos atividades de pescaria, campeonatos de pesca esportiva, entre outros. É importante ficarmos em casa e, assim, protegermos as nossas famílias, as famílias das populações ribeirinhas”, enfatiza a secretária.
+ LEIA TAMBÉM: Novo decreto em Goiânia determina reabertura do comércio na próxima quarta-feira (31)
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.