IFG oferta 730 vagas em diversas modalidades de cursos gratuitos

Oportunidades são para cursos técnicos integrados ao ensino médio para jovens e adultos, cursos profissionalizantes e superiores

0
IFG oferta 730 vagas, 730 vagas, cursos gratuitos, cursos gratuitos IFG, IFG vagas cursos gratuitos
Foto: Marcelo Camara/divulgação

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para três processos seletivos. Ao todo, são 730 vagas em cursos gratuitos de ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos, técnicos profissionalizantes e graduações. As inscrições também são de graça e devem ser realizadas pela página do IFG.

Para os cursos técnicos e profissionalizantes, não haverá prova e a seleção será por meio de sorteio, no dia 28 de julho, com transmissão pelo canal no YouTube IFG Oficial. Já para os cursos superiores, os candidatos vão concorrer com as notas do Enem.

Para se inscrever, é necessário preencher o requerimento e o questionário socioeconômico, ambos disponíveis na página de inscrição, e selecionar se deseja participar do processo seletivo pelo Sistema Universal ou pela Reserva de Vagas (Lei 12.711/2012). O IFG reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escola pública. Também são contemplados estudantes que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

Os aprovados iniciarão os cursos no segundo semestre de 2021, de acordo com o calendário acadêmico de cada câmpus do IFG. As aulas são presenciais, porém, enquanto perdurar a pandemia de Covid-19, a Instituição tem adotado o sistema de ensino remoto emergencial.

Para conhecer os cursos, clique aqui.

Confira as seleções:

Cursos técnicos integrados ao ensino médio – EJA

Esta modalidade é destinada a quem ainda não concluiu o ensino médio e deseja fazê-lo junto a um curso técnico. São 192 vagas, sendo 36 para o curso técnico em Cozinha do Câmpus Goiânia, localizado ao lado do Mutirama; 36 para técnico em Alimentos, no Câmpus Aparecida de Goiânia; e 30 para técnico em Refrigeração e Climatização, no Câmpus Senador Canedo.

As demais vagas são para os seguintes cursos: 30 para técnico em Enfermagem (Águas Lindas); 30 para técnico em Secretariado (Jataí); e 30 para técnico em Comércio (Uruaçu).

Os cursos têm duração entre 3 e 4 anos, dependendo do câmpus em que é ofertado. As inscrições para participar da seleção devem ser realizadas até dia 4 de julho, na página do IFG (clicar em Seleções em Andamento – EJA).

Cursos técnicos subsequentes

Candidatos que já concluíram o ensino médio e tenham interesse em fazer um curso profissionalizante de 2 anos podem participar desta seleção. O IFG oferta 120 vagas, sendo 60 para o Câmpus Goiânia, 30 para o Câmpus Jataí e 30 para o Câmpus Itumbiara. Os cursos ofertados são: Técnico em Agrimensura (Câmpus Goiânia e Câmpus Jataí) e Técnico em Eletrotécnica (Câmpus Goiânia e Câmpus Itumbiara).

Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de julho, acessando a página do IFG (clicar em Seleções em Andamento – Técnico Subsequente).

Cursos superiores

A seleção Vestibular Enem oferece 418 vagas para cursos de graduação nos câmpus Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Itumbiara, Luziânia e Uruaçu. Para participar, é preciso ter realizado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 a 2020.

São oferecidas vagas para os cursos de licenciatura em Ciências Sociais (Formosa), Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, licenciatura em Física, em História, em Letras-Português, Matemática e Música (Goiânia), licenciatura em Pedagogia (Goiânia Oeste), Engenharia Elétrica (Itumbiara) e licenciatura em Química (Itumbiara, Luziânia e Uruaçu).

Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de julho, pelo site do IFG. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar a nota do Enem com a qual deseja concorrer.

Aqueles que optarem pelo curso de Licenciatura em Música, do Câmpus Goiânia, terão mais uma etapa de seleção, que corresponde à verificação de habilidade específica na área. Neste teste, devido à pandemia da Covid-19, os candidatos deverão postar um vídeo de uma peça de livre escolha em instrumento ou canto, de até cinco minutos, sem edição. Há possibilidade de dispensa desta fase de habilitação específica, para quem já foi aprovado em Teste de Habilidade Específica para ingresso em curso superior da área de Música em alguma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, nos últimos dois anos.

Para conferir os editais das seleções, clique aqui.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui