Inscrições para o Sisu estão abertas a partir desta terça-feira (3)

Candidatos interessados têm até a próxima sexta-feira (6) para se inscreverem no portal do sistema

0
Inscrições para o Sisu, estão abertas a partir desta terça-feira, Sistema de Seleção Unificada, inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, Sisu
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), referentes ao segundo semestre de 2021 estão abertas a partir desta terça-feira (3). Candidatos interessados em participar do processo seletivo têm até às 23h59 da próxima sexta-feira (6) para realizarem a inscrição exclusivamente pela internet, por meio do portal do sistema.

No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso. Será possível alterar as opções durante o período das inscrições. Os candidatos serão selecionados de acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas aos candidatos participantes do Enem.

Poderá participar do Sisu o estudante que tiver realizado o último Enem e obtido nota na redação maior que zero e que não tenha participado na condição de treineiro.

Veja o passo a passo para fazer sua inscrição no Sisu:

  1. Na página do Sisu clique em ‘Fazer Inscrição’ e na próxima tela clique em ‘Entrar com GOV.BR’ ou ‘fazer cadastro’.
  2. Logo após, será necessário confirmar os dados para que o Sisu entre em contato. Depois da atualização, a inscrição poderá ser realizada. Se necessário, os dados poderão ser alterados a qualquer momento na barra superior.
  3. Na tela ‘Minha Inscrição’, é possível escolher até duas opções de curso. É nesta tela que o participante pode acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em ‘Fazer inscrição na 1ª opção’.
  4. Em ‘Pesquisa de vagas’, o candidato pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. No resultado da busca constam os cursos pesquisados. O participante deve clicar no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis.
  5. É importante ler atentamente as modalidades disponíveis para o curso. Em seguida, o candidato deve escolher uma das opções para a qual pretende concorrer e clicar em ‘Escolher esta modalidade’ para continuar. Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
  6. Finalmente, confira os dados do curso e modalidade de vaga escolhida, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em ‘Confirmar minha inscrição’.
  7. Após esta etapa de confirmação, o candidato voltará para a tela ‘Minha inscrição’, onde poderá conferir as informações da opção escolhida. As opções podem ser alteradas suas durante o período de inscrições.
  8. Em ‘Classificação parcial’, o participante pode acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.

Confira o calendário do Sisu 2021/2 a seguir:

  • Período de inscrições: 3 a 6 de agosto;
  • Atualização da nota de corte: 4 a 6 de agosto;
  • Resultado: 10 de agosto;
  • Matrículas: 11 a 16 de agosto;
  • Manifestação da lista de espera: 10 a 16 de agosto;
  • Convocação da lista de espera: 19 de agosto.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui