Goiânia lança o ‘Movimento Um Novo Ciclo’ pela dignidade menstrual

Iniciativa é fruto da Campanha de Dignidade Menstrual, iniciada no mês de agosto com a proposta de combate à pobreza menstrual e construção de políticas públicas sobre o tema

0
Movimento Um Novo Ciclo, Movimento Um Novo Ciclo Goiânia, estigmas sociais da menstruação, pobreza menstrual, Goiânia lança o 'Movimento Um Novo Ciclo'
Foto: Ann Zzz/Pexels

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), em parceria com o Colégio Arena e a Promillus, lança nesta segunda-feira (11) o Movimento Um Novo Ciclo, que busca mobilizar a comunidade, pessoas jurídicas, organizações não governamentais e entidades públicas federais, estaduais e municipais em defesa da dignidade e contra os estigmas sociais da menstruação.

O movimento tem caráter on-line, por meio da promoção de conteúdos informativos e viabilização de parcerias, e off-line, com a organização e viabilização de diversos pontos de coleta para doações de absorventes e coletores.

A iniciativa é fruto da Campanha de Dignidade Menstrual, iniciada no mês de agosto pela secretaria, cuja proposta é combater a pobreza menstrual e construir políticas públicas no que diz respeito à educação, distribuição gratuita, inserção na cesta básica e redução dos impostos sobre absorventes e coletores a nível nacional. Atualmente, no Brasil a tributação desses produtos é bastante elevada, o que influencia no seu preço final e consequentemente em seu acesso pela população socialmente vulnerável.

Logo do Movimento Um Novo Ciclo. Foto: divulgação/Secom Goiânia

De acordo com a secretária de Direitos Humanos, Dra. Cristina, “o Movimento Um Novo Ciclo Começa é um importante para a construção de caminhos e políticas que contemplem todas as pessoas que menstruam. Além disso, refletem uma demanda social que já foi pautada no Conselho Nacional de Direitos Humanos como prioridade no final do ano de 2020”.

Nesse contexto, o movimento visa articular parceiros em nível local, regional e nacional para a arrecadação de itens de higiene menstrual e promoção da temática da dignidade neste cenário. Escolas, supermercados, drogarias, hotéis, restaurantes, entre outras organizações e setores estão convidados a firmar um pacto pela dignidade menstrual.

Confira as ações do Movimento Um Novo Ciclo pela Dignidade Menstrual pela página no Instagram @movumnovociclo.


Leia também: Caiado anuncia distribuição de absorventes a estudantes da rede pública e mulheres em situação de vulnerabilidade em Goiás

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui