Novo decreto libera uso de máscara em locais fechados em Goiânia

Queda na taxa de transmissão do coronavírus no município, e avanço da vacinação fundamentaram a medida

0
uso de máscara em locais fechados em Goiânia, uso de máscara em Goiânia, novo decreto, novo decreto Goiânia, novo decreto uso de máscara em Goiânia
Foto: Pexels/Anna Shvets

Entrou em vigor nesta sexta-feira (1º), o novo decreto assinado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) que libera uso de máscara em locais fechados em Goiânia. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM).

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

A liberação ocorre em meio à queda na taxa de transmissão do coronavírus no município, e ao avanço da vacinação. Atualmente, Goiânia tem 84,3% do público-alvo vacinado com a primeira dose, 77,1% com a segunda dose, e 34% com a dose de reforço.

“Os índices de internação na capital foram reduzidos, a vacinação avançou, e temos, atualmente, uma taxa de ocupação de 10% de leitos de UTI, e 2% de leitos de enfermaria”, afirmou Rogério Cruz, que qualificou a situação epidemiológica como muito favorável.

“Agora, os goianienses estão liberados do uso da máscara de proteção facial”, disse o prefeito, que destacou ainda que “o cuidado individual e o cumprimento do esquema vacinal são medidas essenciais para seguirmos em frente com saúde para todos”.

Nota técnica

O decreto que libera uso de máscara em locais fechados em Goiânia acompanha nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atualiza a situação epidemiológica no município e indica redução significativa de casos de Covid-19, na capital.

No documento, os equipamentos de proteção facial permanecem recomendados para pessoas imunossuprimidas, com comorbidades de alto risco, que não se vacinaram, ou que apresentem sintomas de síndrome gripal.

O uso de máscara é aconselhado, também, em locais que possuem maior risco de transmissão do vírus, como espaços com aglomerações, onde não seja possível manter o distanciamento social.

Segundo a nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde, o uso do equipamento de proteção facial é aconselhado em locais que possuem maior risco de transmissão do vírus, a exemplo do transporte público, corredores comerciais, estabelecimentos em horário de pico, e locais que oferecem serviços de saúde.

Veja o novo decreto na íntegra aqui.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui