Twitter: 10 anos em 140 caracteres

0
sede-twitter

Na efervescente evolução daquelas que ficaram conhecidas como redes sociais, há 10 anos o mundo era novamente abocanhado por mais uma delas: o Twitter. O microblog foi criado por Evan Williams, Noah Glass, Jack Dorsey e Biz Stone e foi inicialmente pensado como um serviço de SMS para a internet. Sua principal característica é o limite máximo de 140 caracteres para o texto de uma mensagem, o que dinamiza a comunicação por sua capacidade de síntese.

Uma década se passou e hoje cerca de 320 milhões de usuários utilizam a plataforma. São jornalistas, veículos de comunicação, grandes corporações, personalidades, políticos, jogadores de futebol e até mesmo o Papa Francisco. Enfim, uma grande gama de pessoas registra seus pensamentos e informações diariamente no serviço ao redor do mundo. Há ainda a integração com outros aplicativos, como o Periscope, aplicativo lançado também pelo Twitter que permite a realização de transmissões de vídeo em tempo real.

twitter-logos
Alguns logotipos do Twitter desde sua criação. Foto: divulgação.

Mas o atual momento não inspira apenas comemorações. A empresa teria perdido cerca de 35% de seu valor de mercado em comparação com os números de quando ingressou na Bolsa de Nova York em Novembro de 2013. Suas ações, que já chegaram ao patamar de 70 dólares custam hoje em torno de 17 dólares. Entretanto, no Brasil, o Twitter registrou um crescimento de 139% no terceiro trimestre de 2015, em relação ao mesmo período de 2014. Atualmente, o valor da companhia é de aproximadamente 11,8 milhões de dólares.

Algumas mudanças já foram implementadas recentemente. Uma delas é o Moments, que facilita o acesso às histórias da plataforma e também a inclusão de animações em gif. Cogitou-se recentemente a possibilidade da quantidade de caracteres das mensagens ser ampliada. No entanto, Jack Dorsey, CEO da rede social, refutou a mudança durante o programa de TV Today Show. Segundo ele, esta é a identidade da rede social.

Em agradecimento, o Twitter postou uma mensagem e um vídeo para os usuários pelos 10 anos de existência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui