A partir desta quarta-feira (8), a Plataforma Web Covid Goiás passa a apresentar um gráfico para consulta de casos confirmados relacionados à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) por bairro de Goiânia. A cidade concentra hoje 73 casos confirmados, sendo 14 deles no Setor Oeste e oito no Setor Bueno.
+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus
De acordo com a plataforma, os casos no estado estão duplicando a cada 5.6 dias, em média, e a expectativa é que Goiás chegue a marca de 200 casos no sábado (11). Os dados mostram ainda que grande parte dos casos está concentrada em bairros da região Centro-Sul da capital e que aos poucos estão atingindo os setores mais afastados.
Segundo o professor Rherison Almeida, o mapeamento e a disponibilização das informações sobre o crescimento da pandemia de forma detalhada e estratégica é essencial para a tomada de decisão de especialistas. “Temos utilizado dados específicos dos SUS, dados socioeconômicos e realizando modelagens, objetivando manter a plataforma web Covid Goiás atualizada para que o enfrentamento do esperado aumento de casos nos próximos meses seja feito da melhor forma possível”, afirmou.
Os dados são fornecidos pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Sobre a plataforma
A Plataforma Web Covid Goiás pode ser acessada também por dispositivos móveis, mas é na versão para computador que possui análises e informações mais específicas, prestando serviço às autoridades e população goiana ao apresentar em detalhes como está a ocorrência de casos no estado por cidade.
Com bases em dados fornecidos pelas autoridades de saúde, a plataforma permite filtrar informações como o tráfego em tempo real e pessoas com doenças respiratórias por região, permitindo a identificação de áreas específicas que demandam maior atenção. Também com base nas informações da Secretaria Municipal de Saúde é possível apresentar projeções para o crescimento da doença e estatísticas de casos por município.
A Covid Goiás foi possível graças a parceria de diversos pesquisadores e é mantida pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (Lapig/UFG). A expectativa é que em breve sejam incluídas novas opções de filtragem de informações que poderão ser facilmente acessadas pelo público em geral para consulta de, por exemplo, serviços de saúde disponíveis próximos a sua residência.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.