Criada pela UFG, Plataforma Covid Goiás apresenta casos confirmados por bairro em Goiânia

Capital apresenta até agora 73 casos e a concentração está na Região Centro-Sul

0
Plataforma Covid Goiás, casos confirmados por bairro em Goiânia coronavírus, Covid Goiás UFG, Covid Goiás, casos confirmados coronavírus Goiânia
Foto: reprodução/Pixabay

A partir desta quarta-feira (8), a Plataforma Web Covid Goiás passa a apresentar um gráfico para consulta de casos confirmados relacionados à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) por bairro de Goiânia. A cidade concentra hoje 73 casos confirmados, sendo 14 deles no Setor Oeste e oito no Setor Bueno.

+ Clique aqui e acompanhe todas as nossas notícias relacionadas ao coronavírus

De acordo com a plataforma, os casos no estado estão duplicando a cada 5.6 dias, em média, e a expectativa é que Goiás chegue a marca de 200 casos no sábado (11). Os dados mostram ainda que grande parte dos casos está concentrada em bairros da região Centro-Sul da capital e que aos poucos estão atingindo os setores mais afastados.

Segundo o professor Rherison Almeida, o mapeamento e a disponibilização das informações sobre o crescimento da pandemia de forma detalhada e estratégica é essencial para a tomada de decisão de especialistas. “Temos utilizado dados específicos dos SUS, dados socioeconômicos e realizando modelagens, objetivando manter a plataforma web Covid Goiás atualizada para que o enfrentamento do esperado aumento de casos nos próximos meses seja feito da melhor forma possível”, afirmou.

Os dados são fornecidos pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Interface da Plataforma Web Covid Goiás. Foto: divulgação/UFG

Sobre a plataforma

A Plataforma Web Covid Goiás pode ser acessada também por dispositivos móveis, mas é na versão para computador que possui análises e informações mais específicas, prestando serviço às autoridades e população goiana ao apresentar em detalhes como está a ocorrência de casos no estado por cidade.

Com bases em dados fornecidos pelas autoridades de saúde, a plataforma permite filtrar informações como o tráfego em tempo real e pessoas com doenças respiratórias por região, permitindo a identificação de áreas específicas que demandam maior atenção. Também com base nas informações da Secretaria Municipal de Saúde é possível apresentar projeções para o crescimento da doença e estatísticas de casos por município.

A Covid Goiás foi possível graças a parceria de diversos pesquisadores e é mantida pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (Lapig/UFG). A expectativa é que em breve sejam incluídas novas opções de filtragem de informações que poderão ser facilmente acessadas pelo público em geral para consulta de, por exemplo, serviços de saúde disponíveis próximos a sua residência.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui