Muitos internautas recorreram a testes de Wi-Fi, pacote de dados, entre outros, para saber se estavam mesmo conectados à internet no início da tarde desta segunda-feira (4). Isso porque os aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram deixaram de funcionar por volta do meio-dia (horário de Brasília) em escala global e estão fora do ar até o momento.
O pico de reclamações sobre a queda do WhatsApp no site DownDetector ocorreu às 12h56, com mais de 34 mil notificações. Durante o fechamento desta matéria, cerca de 3 mil usuários ainda reportavam problemas.
No WhatsApp, não é possível enviar ou receber mensagens. O Instagram, apresenta a mensagem ‘5xx Server Error’ em conexões feitas por computador e não atualiza o feed em dispositivos móveis.
O Facebook traz a seguinte informação na tela inicial: “Sorry, something went wrong. We’re working on it and we’ll get it fixed as soon as we can”. Em tradução livre: “Desculpe, algo deu errado. Estamos trabalhando nisso e consertaremos o mais rápido possível”.
As três plataformas pertencem ao Facebook. Em mensagem publicada no Twitter, concorrente direto da empresa, a afirmação traduzida do inglês é a seguinte: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”.
We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible, and we apologize for any inconvenience.
— Facebook (@Facebook) October 4, 2021
Em resposta a um usuário, o perfil do WhatsApp no Twitter fez questão de deixar claro que o problema não era com os internautas, mas sim, interno. “Não é você, somos nós. Trabalhando em uma correção o mais rápido possível“, diz a publicação.
It’s not you, it’s us. Working on a fix asap
— WhatsApp (@WhatsApp) October 4, 2021
O mais provável é que a instabilidade esteja relacionada com o DNS (Domain Name System), responsável por converter o IP do servidor que hospeda os arquivos de um site ao nome de domínio (como ‘revistafactual.com.br’, por exemplo). A questão também impacta outras plataformas que utilizam login social por meio do Facebook.
Embora a empresa afirme que trabalha para uma resolução, ainda não há uma previsão de quando deve ocorrer a normalização dos aplicativos.
Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, Twitter e Instagram.