WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar nesta segunda-feira (4)

Problema é global e começou a ser reportado pelos usuários por volta das 12 horas. Ainda não há previsão de normalização

0
WhatsApp fora do ar, WhatsApp, Facebook, Instagram, fora do ar, WhatsApp Facebook Instagram fora do ar
Foto: reprodução/Pixabay

Muitos internautas recorreram a testes de Wi-Fi, pacote de dados, entre outros, para saber se estavam mesmo conectados à internet no início da tarde desta segunda-feira (4). Isso porque os aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram deixaram de funcionar por volta do meio-dia (horário de Brasília) em escala global e estão fora do ar até o momento.

O pico de reclamações sobre a queda do WhatsApp no site DownDetector ocorreu às 12h56, com mais de 34 mil notificações. Durante o fechamento desta matéria, cerca de 3 mil usuários ainda reportavam problemas.

No WhatsApp, não é possível enviar ou receber mensagens. O Instagram, apresenta a mensagem ‘5xx Server Error’ em conexões feitas por computador e não atualiza o feed em dispositivos móveis.

O Facebook traz a seguinte informação na tela inicial: “Sorry, something went wrong. We’re working on it and we’ll get it fixed as soon as we can”. Em tradução livre: “Desculpe, algo deu errado. Estamos trabalhando nisso e consertaremos o mais rápido possível”.

As três plataformas pertencem ao Facebook. Em mensagem publicada no Twitter, concorrente direto da empresa, a afirmação traduzida do inglês é a seguinte: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”.

Em resposta a um usuário, o perfil do WhatsApp no Twitter fez questão de deixar claro que o problema não era com os internautas, mas sim, interno. “Não é você, somos nós. Trabalhando em uma correção o mais rápido possível“, diz a publicação.

O mais provável é que a instabilidade esteja relacionada com o DNS (Domain Name System), responsável por converter o IP do servidor que hospeda os arquivos de um site ao nome de domínio (como ‘revistafactual.com.br’, por exemplo). A questão também impacta outras plataformas que utilizam login social por meio do Facebook.

Embora a empresa afirme que trabalha para uma resolução, ainda não há uma previsão de quando deve ocorrer a normalização dos aplicativos.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui