Palmas 31 Anos: mostra especial apresenta curta ‘A Cidade dos Sonhos’, no aniversário da Capital

Seleção de produções audiovisuais de realizadores locais homenageia a Capital pelo seu aniversário

0
A Cidade dos Sonhos, Mostra: Palmas 31 Anos, Palmas 31 Anos, Curta Palmas, Palmas 31 Anos: mostra especial
Produção do curta 'A Cidade dos Sonhos'. Foto: divulgação

O audiovisual tocantinense presta uma declaração de amor no aniversário da Capital com a Mostra: Palmas 31 Anos, que apresenta uma seleção de curtas-metragens, videoclipes e outros conteúdos produzidos por realizadores locais. O intuito é enaltecer a cultura, memória e a alegria da Capital mais jovem do país. Os materiais podem ser apreciados na plataforma digital Curta Palmas, no site www.curtaspalmas.com.br.

O destaque do lançamento é o curta ‘A Cidade dos Sonhos’, que dá nome à mostra e foi produzido pelos alunos do 6º ano da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira. Segundo o diretor da escola, Ademir Bandeira, a ideia foi elaborar um roteiro que falasse da construção de Palmas e do distrito de Buritirana, já que a escola fica no distrito. “O curta é a visão do nascimento de Palmas aos olhos de meninos e meninas de 11 a 12 anos, onde exercem a imaginação e mostram a sua cidade dos sonhos”, completou Bandeira.

Outro destaque é o curta do cineasta André Araújo, ‘1989’, que retrata a história do dia 20 de maio de 1989, marcado no Tocantins por uma grande festa: o início da construção de Palmas. Neste dia, o repórter cinematográfico Sidinei Madalena, acompanhou cada movimento das 10 mil pessoas que chegaram ao que era então uma fazenda descampada.

Pelas suas lentes foram documentados importantes momentos da construção do Tocantins e de Palmas, atuando como cinegrafista do comitê Pró Criação do Estado do Tocantins e registrando as primeiras imagens da implantação da capital, da qual foi um dos primeiros moradores. O filme foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) 2013, da Fundação Cultural de Palmas.

Títulos disponíveis a partir do dia 20 de maio:

  • ‘A Cidade dos Sonhos’, Alunos do 6º ano da ETI Luiz Nunes de Oliveira,
  • ‘1989’, André Araújo,
  • ‘Terminal de Lembranças’, Gleydsson Nunes,
  • ‘Da Banca pra Fora’, Yonara Aniszewskii,
  • ‘Ouça-me’, Roberto Giovannetti e André Araújo,
  • ‘Palmas para o Mundo’, Genésio Tocantins, Nacha Moretto, Dorivan e Relmivan Milhomen,
  • ‘Olhai Por Nós’, André Araújo e Roberto Giovannetti
  • ‘Somos Underground: 10 anos de Tendencies Rock Festival’, Caio Brettas.

Produções disponíveis no site www.curtaspalmas.com.br

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual Tocantins no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui