Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc iniciam atendimentos gratuitos em Porto Nacional e região

Abertura oficial da dupla ação de saúde está marcada para as 16 horas desta quarta-feira (27)

0
Sesc Saúde Mulher, OdontoSesc, Porto Nacional, mamografia e prevenção, Papanicolaou
As unidades móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc. Foto: divulgação/Sesc.

As unidades móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc irão realizar atendimentos gratuitos à população de Porto Nacional e região. Serão feitos exames de mamografia e prevenção (Papanicolaou). A abertura oficial de mais essa dupla ação de Saúde está marcada para as 16 horas desta quarta-feira (27), com uma carreata que se iniciará no Posto do Trevo, que fica na Via Anel Viário, s/n, Parque do Trevo, seguindo até o pátio localizado atrás do prédio da Prefeitura, na avenida Rubens de Andrade.

A solenidade contará com as presenças do Presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni; do Diretor Regional do Sesc Tocantins, Marco Antonio Monteiro; do Gerente de Desenvolvimento Social do Sesc Tocantins, Albacir Dias; da Sub-Gerente Financeira, Contratos e Clientes do Sesc Tocantins, Camila Valduga; do Prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia Leite; da 1º Dama e Articuladora da Unicef, Aline Maia; do Vice-Prefeito, Ronivon Maciel; da Secretária Municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, além de autoridades municipais. Informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3212-9920.

Depois da solenidade de abertura, as unidades móveis de Saúde do Sesc Tocantins começarão seus trabalhos nesse mesmo local (pátio atrás da Prefeitura), com o início das triagens já no dia 28 de fevereiro. No dia 16 de março, serão iniciados os atendimentos na carreta Sesc Saúde Mulher e, no dia 18 de março, começarão os atendimentos no OdontoSesc. Os serviços serão prestados em horário comercial.

O Sesc Saúde Mulher é uma resposta estratégica do Sesc à elevada incidência de câncer de mama e de colo de útero no país. Representa um apoio importante ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero do Ministério da Saúde. A unidade móvel promove ações educativas e realiza em mulheres, exames de mamografia e citopatológico, popularmente conhecido como Papanicolaou, visando rastrear e prevenir as doenças que mais atingem o público feminino: os cânceres de mama e do colo do útero.

Na Unidade Sesc Saúde Mulher a previsão de atendimento diário é de 32 mamografias e 32 exames preventivos (Papanicolaou).

A unidade OdontoSesc realiza procedimentos como a orientação de higiene bucal com doação de kit odontológico, escovação supervisionada, restaurações, abertura coronária, exame clínico intra e extra-bucal, aplicação de flúor, exame radiográfico, profilaxia (limpeza), extração de dentes de leite, extração de dentes permanentes, atendimento de urgência odontológica, entre outros.

Na Saúde bucal, a previsão de atendimentos odontológicos diários é de 64 atendimentos clínicos e 08 atendimentos de urgência.

Para a realização dessa ação em parceria, o Sesc Tocantins entra com as duas unidades móveis e as equipes de profissionais de Saúde, enquanto que o Município de Porto Nacional oferece o apoio com mão de obra, alimentação e hospedagem dessas equipes, além de logística e infraestrutura.

Atendimentos em Palmas

A carreta Sesc Saúde Mulher realizou atendimentos gratuitos entre 1º de outubro de 2018 e meados de fevereiro desse ano, no estacionamento do Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. Durante esse período, foram realizados 1.281 mamografias e 922 preventivos (Papanicolaou), totalizando 2.203 atendimentos.

Vale destacar que não só as mulheres palmenses foram atendidas nessa etapa, também vieram caravanas de mulheres dos municípios de Tocantinópolis, Lajeado, Pium, Aparecida do Rio Negro, Dois Irmãos do Tocantins, Chapada de Natividade, Mateiros e Dueré. E além dos exames, elas participaram de palestra sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Foram 300 atendimentos entre rodas de conversa e palestras na Educação em Saúde.

SERVIÇO

Saúde – Unidades Móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc
Início de atendimentos em Porto Nacional e região

Data da abertura: quarta-feira, 27 de fevereiro
Horário: 16h
Local: Carreata do Posto do Trevo (Via Anel Viário, s/n, Parque do Trevo) seguindo até o pátio localizado atrás do prédio da Prefeitura (Avenida Rubens de Andrade)
Atendimentos: de 28 de fevereiro a 31 de maio
Local: Pátio localizado atrás do prédio da Prefeitura (Avenida Rubens de Andrade)
Mais informações: (63) 3212-9920 ou www.sescto.com.br

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual Tocantins no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui