Tradicional ritual da Queima dos Tambores de Taquaruçu terá transmissão online neste sábado (17)

Ritual de expressão e despertar da consciência mítica de misturas de tradições e raízes reforça as características turístico/culturais do distrito de Taquaruçu

0
Tradicional ritual da Queima dos Tambores, Tradicional ritual da Queima dos Tambores de Taquaruçu, Queima dos Tambores de Taquaruçu, Queima dos Tambores, Aldeia TabokaGrande
Banda TabokaGrande. Foto: divulgação

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a Oca do Vento agência de receptivo e eventos turísticos da Aldeia TabokaGrande, em parceria com Instituto TabokaGrande, realiza neste sábado (17), às 20 horas, o tradicional ritual da Queima dos Tambores.

A queima deveria ocorrer uma semana antes do carnaval, mas devido a pandemia do novo Coronavírus, o evento será transmitido da Aldeia TabokaGrande neste link e também por vídeo de chamada para queima.

A Queima dos Tambores é oficialmente chamada de queima dos Turimbós, que é um ritual de expressão e despertar da consciência mítica de misturas de tradições e raízes da Aldeia TabokaGrande que se constitui como uma cultura de transformação que reforça as características turístico/culturais do distrito de Taquaruçu.

No ritual Queima dos Tambores, alguns elementos são representantes da identidade cultural do lugar, mantendo no distrito, guardiões da memória nativa e cultural de Palmas, humanizados a partir de signos das tradições tupi-afro-brasileiras, misturando a capoeira o boi e o congo, com princípios míticos amazônicos.

De acordo com informações dos organizadores do evento, a Queima dos Tambores é um ritual de purificação e transformação pela ação do elemento natural fogo, dando origem aos tambores de capoeboicongo, instrumentos artesanais de troncos de madeiras produzidos a partir do reaproveitamento de árvores caídas e ocadas pela ação do tempo ou de insetos como abelhas, cupins e formigas. Também de sementes e talos de tabocas, cuias e cabaças.

A Queima dos Tambores será apresentada pelo Mestre Wertemberg Nunes, e contará com a participação dos convidados como: Dorivã Borges, Fernando Magoo, Rodrigo Rodrigues e Edi Ribeiro durante a Roda de Turimbó. A execução do capoeboicongo será feito pela banda TabokaGrande composta por Wertemberg Nunes, Wertem Nunes, Taiom Nunes, Tato, Enes Dárc Rodrigues e participação especial do Mestre Tambor.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o ritual da Queima dos Tambores representa a construção da identidade cultural de forma consciente. “O ritual da queima além de celebrar a cultura regional, promove uma ação de conscientização importante na fabricação do tambor de forma sustentável, sendo um importante atrativo turístico e cultural do distrito de Taquaruçu”, destacou.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – Comunidades Afro-Brasileiras e Quilombolas, do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual Tocantins no FacebookTwitter e Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui