TecnologiaGoiânia

Campus Party Goiás 2024 chega ao fim com mais de 140 mil visitantes, em Goiânia

Durante 4 dias, o maior evento de tecnologia do Brasil reuniu palestras, workshops, hackathons e olimpíadas de IA. Nova edição já foi anunciada para 19 a 23 de novembro de 2025

A Campus Party Goiás 2024, maior festival de tecnologia e inovação do país, chegou ao fim neste domingo (1º/12), reunindo mais de 140 mil visitantes, sendo 130 mil na área gratuita e 13 mil na paga. Durante os 4 dias de evento, passaram pelo estacionamento do Passeio das Águas Shopping quase 5 mil alunos de escolas públicas, 55 caravanas de diferentes localidades e 108 comunidades de inovação, além de 2,5 mil pessoas na área de camping.

O evento, que é feito no estado em parceria entre o Instituto Campus Party e o Governo de Goiás, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Geral de Governo (SGG), teve como tema ‘Construindo uma geração tecnológica e de IA em Goiás’. Desde a noite da última quarta-feira (27/11), os participantes tiveram acesso a palestras com nomes nacionais e internacionais, a workshops, hackathons, e desafios diversos, permitindo a conexão do público com especialistas, empreendedores e entusiastas do universo digital.

O evento também contou com sua primeira palestrante humanoide, a Sophia, sistema criado em 2015 pela Hanson Robotics, e que já conversou com celebridades como Will Smith e Jimmy Fallon, além de ter participado de uma entrevista coletiva realizada na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU).

Francesco Farrugia, presidente de honra da Campus Party, destacou a importância do evento para o Centro-Oeste.

“Nós vimos aqui caravanas de vários lugares, da Bahia, do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Acre, Pernambuco, Paraná e de muitas cidades do interior de Goiás. Isso mostra que a Campus Party de Goiás já se tornou uma referência”, ressaltou.

A próxima edição do evento já foi anunciada e deve ocorrer entre 19 a 23 de novembro de 2025, prometendo ainda mais inovações.

“É sempre um desafio realizar a Campus Party porque, todo ano, queremos fazer uma edição melhor que a anterior. Neste ano, concluímos essa missão garantindo aos goianos uma programação cheia de coisas inéditas, como a 1ª Olimpíada de IA Aplicada. Mas o mais importante é que deixamos a mensagem de que a tecnologia é para todos, não importa quem você seja ou de onde você venha”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, durante a cerimônia de encerramento.

O secretário Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, ressaltou a evolução do evento, que acontece desde 2019.

“Nós comemoramos porque, muito mais do que ter sido um grande sucesso, é gratificante ver a maturidade que estamos ganhando ano a ano. A cada edição nós aprendemos mais sobre como colocar conteúdos que sejam mais aderentes ao público da Campus Party e a toda a sociedade envolvida no ecossistema da inovação”, declarou.

Destaques da Campus Party Goiás 2024

Entre os destaques esteve a realização da 1ª Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada no Brasil. Organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG) e o Centro de Competências Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT), a competição envolveu alunos das Escolas do Futuro de Goiás e dos Colégios da Polícia Militar do Estado de Goiás.

A competição reuniu quase 200 estudantes de 18 escolas públicas das redes estaduais de ensino básico e técnico, entre Escolas do Futuro de Goiás, Centros de Ensino em Período Integral e Colégios da Polícia Militar, de oito cidades: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Silvânia, Bela Vista, Mineiros, Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto. Durante 3 dias, os participantes tiveram que apresentar soluções usando inteligência artificial para desafios específicos, que foram Agricultura Inteligente e Sustentável, IA para Expansão de Mercados para Pequenas Indústrias e Saúde Inteligente.

Venceram os desafios de cada dia duas equipes das Escolas do Futuro de Goiânia e Santo Antônio do Descoberto e da CEPMG Naly Deusdará, em Goiânia. Os estudantes das equipes vencedoras receberam um computador de mesa como prêmio, e tanto os alunos quanto os professores dos três primeiros colocados de cada dia de competição ganharam um curso de tecnologia do Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas Aplicadas a Mundos Virtuais (AKCIT), único do país na área.

📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXBlueskyInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo