Enem 2024: resultados já estão disponíveis na Página do Participante; saiba como consultar
Notas do exame são utilizadas como porta de entrada para o ensino superior em instituições públicas e privadas
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (13/1) e já podem ser conferidas pelos estudantes que aguardavam o resultado das provas feitas no ano passado. Para consultar, basta acessar a Página do Participante com o login gov.br, utilizando CPF e senha do candidato.
As notas do Enem são utilizadas como porta de entrada para instituições de ensino superior no Brasil. No caso das institiuições públicas, o ingresso ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste ano, as inscrições para o Sisu serão abertas no dia 17 de janeiro, exclusivamente pela internet.
Segundo edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo do Sisu será constituído de uma única etapa e os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Enem e não tenham zerado a prova de redação.
Já nas instituições privadas de ensino superior, os participantes do Enem poderão usar os resultados no Programa Universidade para Todos (Prouni), que dá a chance para que o participante do Enem tenha acesso à bolsa de estudo integral ou parcial, de 50%.
Para se inscrever no Prouni, o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do exame e não zerar a redação. A classificação do candidato é feita com base no resultado do Enem, considerando as duas últimas edições, imediatamente anteriores ao processo seletivo.
+ LEIA TAMBÉM: Goiás abre inscrições para 4 mil novos beneficiários do ProBem; veja como participar
Fies e instituições portuguesas
As notas do Enem também podem ser usadas para a obtenção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa que oferece financiamento aos estudantes que querem fazer curso de graduação em instituições privadas de educação superior. Para se inscrever o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do exame e não zerar a redação.
Para obter o financiamento, o estudante pré-selecionado deve comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. A escala de financiamento varia de acordo com a renda familiar da pessoa.
Aqueles que desejam estudar no exterior contam, ainda, com a alternativa dos convênios firmados entre o Inep e instituições portuguesas, os quais garantem acesso facilitado às notas dos interessados em cursar a educação superior em Portugal.
* Com informações da Agência Gov
📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
✅ Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Bluesky, Instagram e Threads