PolíticaNotícias

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado e Hugo Motta assume presidência da Câmara dos Deputados

Novas lideranças do Congresso Nacional foram definidas em votações nas duas Casas neste sábado (1º/2), na Capital federal

Fim de semana movimentado no meio político, em Brasília. O Congresso Nacional definiu, neste sábado (1º/2), as novas lideranças que estarão à frente das duas Casas Legislativas do país. O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), de 47 anos, foi eleito como o novo presidente do Senado Federal e ocupará o cargo pela segunda vez. A primeira foi entre os anos de 2019 e 2021.

O parlamentar recebeu 73 dos 81 votos e terá mandato de 2 anos, ou seja, até fevereiro de 2027. Ele sucederá o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que foi o presidente da Casa nos últimos 4 anos.

Alcolumbre disputou a presidência contra dois candidatos: o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE), que obtiveram quatro votos cada um. Outros dois postulantes ao cargo, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), retiraram as candidaturas momentos antes da votação.

Ao lado do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente da Casa nos últimos 4 anos, Davi Alcolumbre comemora o resultado — Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Na Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), de 35 anos, foi eleito presidente por maioria absoluta, em primeiro turno, para o biênio 2025-2026.

O parlamentar, que é o político mais jovem a se eleger presidente da Câmara pós-redemocratização do Brasil, obteve 444 votos ao concorrer com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que angariou 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que teve 22 votos. O pleito também registrou dois votos em branco.

O novo presidente sucederá o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), eleito para comandar a Câmara em 2021 e reeleito em 2023. Motta recebeu apoio de um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados, integrado pelas siglas PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.

Após votação, Hugo Motta recebe os cumprimentos do agora ex-presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) — Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

* Com informações da Agência Senado e Agência Câmara de Notícias

📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXBlueskyInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo