Cultura

Fargo 2025: marcada para maio, feira de arte celebrará centenário de Antônio Poteiro em Goiânia

Evento aposta no fomento ao mercado das artes visuais no Centro-Oeste, aproximando colecionadores, curadores, artistas e novos públicos

A Fargo – Feira de Arte Goiás, já está em contagem regressiva para sua 7ª edição, marcada para os dias 14 a 18 de maio, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia. Neste ano, a maior feira de negócios em arte do Centro-Oeste, destacará o centenário de Antônio Poteiro, um dos nomes mais emblemáticos da arte popular brasileira.

Wanessa Cruz, organizadora e curadora da feira, comemora o crescimento do evento ao longo das edições. Ela também é sócia Diretora da Arte Plena Produção em Cultura, empresa especializada em implantação e execução de projetos eminentemente culturais, principalmente em artes visuais, atuando no mercado desde 2007, com escritório de projetos, escritório de arquitetura e galeria de arte.

“A primeira edição aconteceu na coragem. Fomos fazendo e aprendendo no processo. E agora, nesta edição, a feira se consolida, quebra muros e atrai pessoas que a gente ainda nem conhece, mas que estão vindo prestigiar os artistas. Afirmo isso porque, participando de feiras e exposições nacionais e internacionais e em todos os lugares, sempre nos perguntam: ‘Como está a feira?’ E é com muito orgulho que falamos sobre o crescimento da FARGO e de todo esse movimento, de toda essa cadeia produtiva das artes em Goiás”, afirma.

A programação deste ano homenageará Poteiro, conhecido por sua paleta vibrante, esculturas em cerâmica e cenas do cotidiano, refletindo o imaginário com originalidade e força poética, mas continua com o compromisso de valorizar artistas e a produção cultural local, e democratizar o acesso à arte. Lançamentos de livros e imersões artísticas integram a agenda, conectando públicos diversos em torno de temas como arte contemporânea, patrimônio cultural, mercado criativo e pensamento crítico.

“Se na primeira edição, muitos dos expositores estavam recém-saídos da universidade; hoje, vários deles já têm projeção nacional. E é exatamente isso que a gente quer com a FARGO: fomentar o mercado, dar visibilidade, apresentar artistas, valorizar a produção local e fortalecer o circuito das artes visuais do Centro-Oeste. Temos gente muito boa por aqui, artistas incríveis, profissionais sérios, e precisamos dar espaço para que possam ganhar projeção, apresentar seu trabalho”, ressalta Wanessa Cruz.

A feira também promove lançamentos de livros e realiza palestras, tudo pensado para que as pessoas se sintam à vontade no universo das artes.

Fomento do mercado

Desde sua primeira edição, a Fargo aposta no fomento ao mercado das artes visuais no Centro-Oeste, aproximando colecionadores, curadores, artistas e novos públicos. Além da exposição, o evento se firma também como uma importante plataforma para o setor editorial independente. O espaço se consolida como elo entre autores, leitores e pesquisadores, incentivando a circulação de ideias e a difusão de obras que, muitas vezes, não encontram espaço nos circuitos tradicionais.

“O impacto da FARGO é enorme na valorização da produção editorial independente e no incentivo à circulação do conhecimento em Goiás. O espaço, que funciona como um ponto de encontro entre escritores, pesquisadores e leitores, reafirma seu compromisso com a diversidade literária e artística”, reforça Sandro Tôrres, coordenador de projetos da Arte Plena e curador da Fargo.

Além de ser um evento para os colecionadores e para quem já está no circuito, a Feira de Arte Goiás é uma oportunidade para quem quer conhecer mais, para quem só quer passear — e também para quem quer começar a comprar arte com segurança.

“A FARGO tem quebrado paradigmas como ‘Ah, deve ser tudo muito caro’ ou ‘Eu não entendo de arte, não é pra mim’, justamente por permitir uma real imersão ao mundo das artes e por levar muito conteúdo sobre esse universo. Temos muitos colecionadores que começaram comprando na feira e isso nos traz uma certeza que, sim, esse é o lugar certo. É o momento ideal”, comenta Tôrres.

A Fargo, desde 2017, passou a ter um papel de importante relevância na consolidação desse ambiente favorável para a produção e os negócios em arte e atua diretamente no incremento dessas relações e sempre se preocupou em representar para o segmento mais que um espaço expositivo, mas, para além disso, servir como local e um momento de reflexão e debate.

A Fargo 25 tem o apoio cultural do Programa Goyazes, da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás); co-realização do Sesc Goiás e patrocínio Master Danglar.

Wanessa Cruz, Sandro Tôrres e Anna Carolina Cruz, sócios da Casa Arte Plena — Foto: Mayara Varalho

SERVIÇO | Fargo – Feira de Arte Goiás 2025

Quando: 14 a 18 de maio de 2025 (quarta-feira a domingo)
Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON)
Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio nº 4.490, Quadra Gleba, Lote 01, Setor Fazenda Gameleira, Goiânia/GO
Entrada gratuita

Redes sociais: @fargogoias

📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXBlueskyInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo