Goiânia

Cartilha traz orientações sobre regras para funcionamento de pit-dogs em Goiânia

Documento foi pensado como um guia prático para empreendedores que atuam no segmento, que é tradicional na Capital

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), lançou uma cartilha com orientações detalhadas sobre as regras para localização, funcionamento e regularização de equipamentos fixos utilizados na atividade econômica de pit-dogs e similares instalados em áreas públicas. A iniciativa busca esclarecer a aplicação do novo Código de Posturas do Município, oferecendo um guia prático para empreendedores que atuam nesse segmento tradicional da capital.

A cartilha foi apresentada durante o Seminário Pit-Dog, realizado na última terça-feira (3/6), em parceria com o SindPit-dog, e reúne as principais diretrizes legais que regulamentam os equipamentos, incluindo critérios para novas permissões, renovações anuais, uso do espaço público, exigências de higiene, e padrões estruturais exigidos para atuação em conformidade com a legislação.

Entre os destaques da nova regulamentação estão as regras para instalação de equipamentos fixos, que só podem ocorrer mediante licitação pública, com validade de até 10 anos. A permissão de funcionamento, por sua vez, é anual e deve ser renovada antes do vencimento, mediante apresentação de documentação e comprovação de que a atividade continua sendo exercida pelo permissionário original. Tal exigência é formalizada por meio de declaração com firma reconhecida, que também serve como prova de vida.

A cartilha também detalha as condições para a renovação, como ausência de débitos com o município, manutenção das características do equipamento e o atendimento ao interesse público. Em caso de descumprimento ou atraso na renovação, o permissionário pode ter seu ponto cassado e o espaço pode ser incluído em novo processo licitatório.

Além disso, o material explica a diferença entre vistoria fiscal, que é dispensada no processo de renovação (desde que por autodeclaração), e a fiscalização, que verifica no local todos os requisitos legais, como dimensões do equipamento, higiene da área de entorno, afixação de número da permissão e proibição da venda de bebidas alcoólicas, conforme previsto no Código de Posturas.

Outros pontos abordados incluem as normas para instalação de mesas, cadeiras e tendas, que exigem abertura de processo formal, croqui cotado do espaço e vistoria prévia. A colocação de tendas, por exemplo, deve obedecer a dimensões máximas de 7 x 8 metros e não pode avançar sobre a via pública ou calçadas, exigindo ainda autorização de órgãos ambientais e urbanísticos, dependendo da localização.

Com linguagem clara e objetiva, a cartilha foi desenvolvida para facilitar o entendimento da legislação e auxiliar os empreendedores a manterem seus negócios em conformidade. Ao padronizar as exigências, o município busca garantir o uso ordenado dos espaços públicos, promover segurança jurídica aos comerciantes e valorizar a cultura gastronômica dos pit-dogs, símbolo da identidade goianiense.

Clique aqui para conferir a cartilha.

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Redação

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