Cidades

Inmet alerta para temporais e ventos fortes em Goiás e outros Estados brasileiros no fim de semana

Cimehgo também emitiu alerta sobre risco potencial para a formação de tempestades com chuvas localmente fortes, rajadas de vento e raios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta para a ocorrência de temporais e ventos fortes em Goiás e outros Estados brasileiros das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As chuvas também estão previstas para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso. Em algumas dessas localidades, ainda pode haver queda de granizo.

De acordo com o instituto, o calor forte, combinado com o aumento do teor de umidade ao longo da atmosfera e com o padrão dos ventos em altos níveis, potencializará a ocorrência de temporais localizados, com rajadas de vento e granizo.

A aproximação de uma frente fria pelo litoral da região Sudeste neste sábado (18), aumenta as chances. Os ventos poderão variar entre 80 km/h e 100 km/h, no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, segundo a previsão.

Já neste domingo (19), os temporais podem se espalhar pela área central do país devido ao aumento na convergência de umidade pelo continente, aliado à atmosfera fortemente quente, úmida e instável.

O volume de chuva em 24 horas pode ficar em torno de 80 milímetros e, de forma pontual, passar de 100 milímetros nessas áreas, conforme dados do Inmet.

+ LEIA TAMBÉM: Frente fria deve amenizar temperaturas e provocar chuvas em Goiás no fim de semana, diz Cimehgo

Cimehgo também alerta para temporais e ventos fortes em Goiás

O prognóstico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) para o fim de semana também alerta sobre risco potencial para a formação de tempestades com chuvas localmente fortes, rajadas de vento e raios.

Neste sábado, Goiânia tem previsão de sol com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas. Os termômetros podem marcar 36ºC e a umidade relativa do ar varia entre 25% e 75%.

Para o domingo, um refresco. Segundo o boletim do Cimehgo, haverá variação de nebulosidade e sol com pancadas de chuvas. As temperaturas caem na Capital e a máxima poderá chegar aos 33ºC, com umidade relativa do ar entre 35% e 90%.

📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo