CidadesPolítica

Vilmar Mariano assina ordens de serviço para obras e investe R$ 505 milhões em Aparecida de Goiânia

Frentes de serviço levarão asfalto novo para 17 bairros, além de dois novos eixos viários e bueiros

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB) assinou, nesta segunda (18/3), 10 ordens de serviço para execução de obras de pavimentação, drenagem, construção de bueiros e recapeamento em dezenas de bairros espalhados por toda a cidade. O investimento é de R$ 505 milhões e ocorre dentro do programa Aparecida 100 anos, voltado à melhoria da infraestrutura, saúde e educação no município.

Durante solenidade na Cidade Administrativa Maguito Vilela, Vilmar Mariano detalhou as obras a serem realizadas já a partir deste mês. O prefeito estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, do deputado estadual Veter Martins (PRD) e do deputado federal Rubens Otoni (PT); dos secretários municipais e dos vereadores por Aparecida.

“A cidade de Aparecida, que se agigantou, tem que ser pensada no macro. É uma cidade que está crescendo a passos largos para o desenvolvimento e, por isso, necessita de obras assim, de grandes proporções, que vão melhorar a vida de centenas de milhares de pessoas”, comentou Vilmar Mariano.

O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, ressaltou que a execução das obras em larga escala, com frentes de serviço espalhadas por toda a cidade, vai ao encontro da dinâmica de Aparecida, que cresce a cada dia com novos bairros e mais moradores.

“Os eixos estruturantes, por exemplo, são fundamentais para absorver essa demanda, desafogando o tráfego de veículos e encurtando as distâncias”, acrescentou o gestor.

Conclusão dos novos eixos estruturantes

Com financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF), serão feitas obras para concluir quatro dos cinco novos eixos estruturantes no sentido leste-oeste em construção. Esse trabalho começa no próximo dia 25 de março pelos eixos:

  • Eixo 1 – 3,02 km de pista dupla com drenagem e bueiro celular;
  • Eixo 3 – 0,94 km de pista dupla com drenagem;
  • Eixo 4 – 1,98 km de duplicação de pista.

No dia 17 de abril serão iniciadas novas obras, sendo elas:

  • Eixo 2 – 4,53 km de pista dupla com drenagem, ponte e trincheira;
  • Eixo 1A – 1,01 km de pista dupla com drenagem.

Pavimentação de dezenas de bairros

Financiadas pelo NDB, o Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido também por Banco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a pavimentação e drenagem dos bairros está organizada em quatro lotes de obras. São eles:

Lote 1 – Vila Delfiore, Vila Romana, Jardim Cascata e Dom Bosco II. Empresa contratada: Costa Brava. Começa nesta quinta-feira (21/3) com frentes de serviço no Cascata e Delfiore.

Lote 2 – Buriti Sereno 1º Etapa, Jardim Tropical, Serra das Brisas, Garavelo, Residencial Park e Goiânia Park Sul. Empresa contratada: Unida Engenharia. Inicia no dia 25 de março com uma frente de serviço no Buriti Sereno.

Lote 3 – Rosa dos Ventos 1º Etapa, Rosa do Sul e Chácara Santa Luzia. Empresa contratada: Unida Engenharia. Começa no dia 25 de março com uma frente de serviço no Rosa do Sul/Chácara Santa Luzia e outra no Rosa dos Ventos.

Lote 4 – Conde dos Arcos, Village Garavelo, Central Solar Park, Jardim Esplanada e Jardim Cristal. Empresa contratada: Costa Brava. Inicia nesta quinta-feira (21/3) com uma frente de serviço no Conde dos Arcos.

Bueiro triplo e mais pavimentação

Num investimento custeado com recursos do Tesouro Municipal e do Governo Federal, a Prefeitura de Aparecida executará também:

Bueiro de concreto triplo na ligação do Brisa Sul com o Jardim Dom Bosco – Empresa contratada: Costa Brava. Início estipulado para o dia 25 de março.

Pavimentação e drenagem da Rua Paraíba, interligando o Setor dos Estados – Empresa contratada: Pav Alves. Obra prevista para começar no dia 1º de abril.

Outras obras contempladas nesta etapa

Esta fase do programa de investimentos Aparecida 100 Anos compreende ainda:

Bueiros na região do Parques e Jardins e nos bairros Independência com Pontal Sul; Residencial Cândido de Queiroz; Parque Itália com Miramar/Nova Olinda; Rosa dos Ventos; encontro da região do Instituto Federal de Goiás (IFG) com o Polo Empresarial Goiás; Jardim Florença com Campos Elíseos; e Expansul com Eldorado.

Conclusão do Eixo Estruturante Madre-Germana/Jardim Tiradentes; novas obras do programa de pavimentação Pequenas Obras Grandes Resultados; e recapeamento com fresagem em 260 quilômetros de diversas ruas e avenidas do município.

Entre as principais ruas e avenidas a serem recapeadas estão, por exemplo, Avenida V-5 (Cidade Vera Cruz); Avenida Rio Verde (Bairro Hilda); Avenida das Bandeiras (Vila Brasília); Avenida São João (Jardim Nova Era); Rua Ribeirão Preto (Vila Mariana); e Avenida Uru, no Setor dos Afonsos.

Prefeito agradeceu apoio dos vereadores

Ao assinar as ordens de serviço, o prefeito Vilmar Mariano ressaltou que a gestão do município e, consequentemente, as obras realizadas na cidade só se concretizam com o apoio dos vereadores e da Câmara Municipal.

Ele agradeceu nominalmente cada um dos vereadores, sobretudo os que acompanharam a solenidade. Estiveram na cerimônia o vice-presidente da Câmara Municipal, Fábio Ideal (PP), e os também vereadores Camila Rosa (PSD), Amendoim (PDT), Isaac Martins (PRD), Roberto Chaveiro (Podemos), Marcos Miranda (Republicanos), Gilsão Meu Povo (MDB), Lélis Pereira (PP), Erivelton Contador (PP), Arnaldo Leite (MDB) e Domingos Rodrigues (Cidadania).

O prefeito destacou o trabalho de todos os vereadores, até de parlamentares considerados de oposição. Dos 25 vereadores, 19 são da base do prefeito.

“Eu quero render toda a minha gratidão a vocês [vereadores e parlamentares], que têm ajudado a melhorar a cada dia a cidade de Aparecida de Goiânia”, disse Vilmar Mariano.

Representando a Câmara Municipal, Fábio Ideal reconheceu a amplitude do pacote de obras lançado pela Prefeitura de Aparecida. “Esses investimentos vão contemplar toda a cidade de Aparecida de Goiânia.”

O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, pontuou que Aparecida tem uma infraestrutura de dimensões expressivas, com redes de esgoto construídas em 70% do município e água tratada disponível em 90% dos bairros da cidade.

“E vamos continuar crescendo. Esse é o objetivo dessas obras: levar mais benefícios e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Aparecida”, finalizou Vilela.

📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo