PUBLICIDADE
Cidades

Grave acidente entre caminhão com defensivos agrícolas e carro deixa dois mortos na GO-164, em Goiás

Quatro bombeiros tiveram contato com o produto e apresentaram sintomas de intoxicação

A equipe do Corpo de Bombeiros (CBMGO) na Cidade de Goiás foi acionada na manhã desta terça-feira (17/12) para atender a um grave acidente na GO-164, envolvendo um caminhão carregado com defensivos agrícolas e um Fiat Palio Weekend. Com a colisão, o condutor e o passageiro do carro de passeio morreram e os ocupantes do caminhão ficaram feridos.

“O caminhão carregado com diversos produtos da área agrícola, vários agrotóxicos entre outras substâncias, na descida conhecida como a ‘Descida da Carioca’, chegando na Cidade de Goiás, perdeu o freio, saiu de pista, colidiu na traseira de um carro e caiu a mais ou menos 10, 15 metros da margem do rio”, relatou o Tenente Pyterson Kazaer Morais Aires, do Corpo de Bombeiros.

Segundo a corporação, um dos corpos já foi removido. O outro ficou preso às ferragens e necessitará do auxílio de um guincho ou outro equipamento pesado para ser retirado.

Durante o resgate, quatro bombeiros militares tiveram contato com o produto do caminhão e apresentaram sintomas de intoxicação. Dois deles foram encaminhados ao hospital para avaliação médica, mas foram liberados e passam bem.

Os bombeiros informaram que estão estabelecendo uma barreira de contenção para mitigar os riscos de escoamento do veneno para o Rio Vermelho. Além disso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) foi acionada, devido ao risco de contaminação do Rio Vermelho, em caso de vazamento do agrotóxico. As autoridades continuam no local, trabalhando para controlar a situação.

“O próximo passo é auxiliar aqui a Semad na questão dos produtos perigosos que estão esparramados ali. Boa parte deles são tóxicos para o meio aquático e eles estão a cerca de 10 metros para alcançar o leito do Rio Carioca, aqui em Goiás. Então a gente está preparando a estratégia aqui de conseguir remover pelo menos a carga que está intacta, porque, como se trata de uma carga fracionada, ela pode ser levada pela corredeira e, mesmo que o conteúdo não caia no rio, contaminando o rio, essas embalagens vão descer pelo rio Carioca e passar por dentro da cidade”, completou o Tenente.

Em nota, a Semad informou que acionou o protocolo de atendimento emergencial e comunicou Defesa Civil, Saneago e o Batalhão de Operações com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros. A pasta afirmou que uma equipe está coletando informações sobre o acidente e orientando a população. Uma equipe do Centro de Análises Ambientais e Laboratoriais (Ceamb) da Semad se deslocou para o local para coletar amostra de água do Rio Vermelho.

Leia a nota da Semad na íntegra a seguir:

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi informada a respeito do acidente envolvendo derramamento de produtos perigosos na GO-164, na Cidade de Goiás, por volta das 9 horas. Acionou o protocolo de atendimento emergencial e comunicou Defesa Civil, Saneago e o Batalhão de Operações com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros. Nesse momento, existe uma equipe da Semad no local, coletando informações sobre o acidente e orientando a população. Uma equipe do Centro de Análises Ambientais e Laboratoriais (Ceamb) da Semad está em deslocamento para coletar amostra de água do Rio Vermelho. A responsável pela carga foi comunicada e deverá contratar uma empresa especializada para fazer o atendimento emergencial, remoção do material e mitigação dos impactos decorrentes do acidente. A população foi orientada a não consumir água do rio Vermelho e não banhar no local.

📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXBlueskyInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo