Cidades

Incêndio atinge Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia na madrugada desta segunda-feira (3/2)

Unidade hospitalar abrigava 76 pacientes no momento do incidente. Felizmente, todos foram removidos para áreas seguras e não houve registro de feridos

Militares do Corpo de Bombeiros (CBMGO) foram acionados na madrugada desta segunda-feira (3/2), para combater um incêndio no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa). De acordo com a corporação, o fogo começou em um setor de armazenamento de materiais hospitalares, comprometendo kits cirúrgicos e estruturas metálicas.

No momento do incidente, a unidade hospitalar abrigava 76 pacientes, distribuídos entre enfermarias, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sala de observação. Todos foram removidos preventivamente para áreas seguras, sem registro de feridos.

Um bombeiro militar, que estava de plantão como médico no hospital, iniciou os trabalhos utilizando o sistema preventivo fixo da edificação e coordenou a evacuação dos pacientes. Na sequência, as equipes do Corpo de Bombeiros assumiram a ocorrência, extinguiram as chamas e realizaram o rescaldo, utilizando ventilação natural para dispersar a fumaça.

As chamas causaram degradação parcial dos materiais e intenso acúmulo de fuligem nas paredes e teto, exigindo limpeza e reorganização do ambiente. A atuação rápida das equipes impediu a propagação do fogo para outras áreas, minimizando impactos no atendimento hospitalar.

Após o controle da situação, os bombeiros prestaram apoio ao hospital na remoção dos materiais incendiados e na realocação segura dos pacientes.

Confira o vídeo:

Em nota enviada à Factual, a direção do Heapa informou que o foco do incêndio ocorreu no aparelho de ar-condicionado, o que facilitou o combate às chamas e controle da situação. Disse ainda que o Centro Cirúrgico da unidade permanecerá fechado para completa desinfecção e readequação do material esterilizado e o retorno à normalidade deverá ocorrer até o final da tarde desta segunda-feira ou no máximo até a manhã de terça-feira (4/2).

Veja a nota oficial do Heapa na íntegra a seguir:

A direção do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada informa sobre incidente ocorrido na unidade:

No início da manhã dessa segunda-feira, 03/02 um princípio de incêndio foi detectado na Central de Material e Esterilização (CME) e rapidamente foi seguido o protocolo de evacuação do local e combate às chamas primeiramente pela equipe de brigadistas que passam por capacitação e reciclagem para agir em situações como essa;

O foco do incêndio foi no aparelho de ar-condicionado, o que facilitou o combate às chamas e controle da situação;

As equipes assistenciais cuidaram para garantir o conforto e segurança de pacientes e acompanhantes e houve a evacuação de algumas alas como precaução com a fumaça para garantir a segurança de pacientes e acompanhantes, que logo retornaram permitindo a continuidade do atendimento;

Com a situação controlada e a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros foi feito o acompanhamento para minimizar riscos e evitar reignição;

O Centro Cirúrgico do Heapa permanecerá fechado para completa desinfecção e readequação do material esterilizado e o retorno à normalidade deverá ocorrer até o final da tarde dessa segunda-feira ou no máximo até a manhã de terça-feira;

A direção reitera seu compromisso de prestar um serviço de excelência e humanização no atendimento a toda a comunidade de Aparecida de Goiânia e região.

📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXBlueskyInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo