Cultura

Fica 2023: 24ª edição do evento começa nesta terça-feira (13), na Cidade de Goiás

Com o tema voltado para os biomas Cerrado e Amazônia, evento contará com mostras competitivas, programação cultural e formativa diversificada, homenagens e grandes shows musicais

Começa nesta terça-feira (13) e segue até o próximo domingo (18), na Cidade de Goiás, a 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que terá como tema Cerrado e Amazônia: Dois Territórios, um Só Futuro. O evento contará com uma programação variada, incluindo mostras competitivas, minicursos, oficinas e laboratórios de cinema, sessões especiais de filme, première, homenagens, conferências, mesas de debate, rodas de conversa, tenda multiétnica, encontro das escolas de cinema e uma extensa programação cultural, incluindo artistas locais e nacionais, como Maria Rita, Criolo e Orquestra Filarmônica de Goiás junto com Roberto Menescal e Wanda Sá.

O tema do Fica 2023 vai tratar de dois biomas e de dois territórios que estão umbilicalmente conectados e compartilham infinitos e complexos processos em seus ciclos climáticos e biogeoquímicos. Portanto, as mudanças no uso da terra no Cerrado afetam a Amazônia e a integridade de seus ecossistemas. De maneira muito direta, mudanças na sazonalidade climática tendem a afetar o ciclo da água no Cerrado e sua capacidade de retenção para abastecimento das três grandes bacias brasileiras. O que acontecer com o Cerrado afetará radicalmente a Amazônia e vice-versa.

O Fica é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE). O evento também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

Mostras, filmes e shows musicais

Curtas e longas metragens nacionais e internacionais vão competir em três categorias no 24º Fica. Para a Mostra Internacional Washington Novaes, a principal do Festival, foram selecionados seis longas-metragens e oito curtas-metragens, sendo seis filmes estrangeiros e oito filmes brasileiros, incluindo três produções goianas. A Mostra do Cinema Goiano, que é palco de lançamentos de curtas goianos e de revelação de novos talentos da produção audiovisual, vai exibir 14 filmes. E para completar, a Mostra Becos da Minha Terra, que exibe produções da cidade de Goiás, contará com dez obras.

Além disso, um dos filmes ganhadores do Festival de Cannes deste ano, terá sua avant première brasileira no Fica. Trata-se do longa A Flor de Buriti, do português João Salaviza e da brasileira Renée Nader, que retrata a resistência do povo Krahô, no norte do Tocantins, que será exibido durante sessão especial, no dia 17, às 20h. Também merece destaque o filme Mari Hi – A Árvore dos Sonhos, que será exibido na sessão especial de abertura, no dia 13, às 18h30, que é dirigido pelo indígena Morzaniel Iramari Yanomami.

Um dos atrativos do Fica são os shows musicais de artistas de renome nacional e internacional. Os destaques desta edição são a cantora Maria Rita, oferecido pelo Sesc, que faz show na sexta-feira (16); quando também se apresentará a banda goiana Banda Madá.

Maria Rita. Foto: Renato Nascimento

A noite de sábado (17) será animada por show de Criolo, mas antes haverá apresentação da cantora Maduli. No domingo (18) é a vez de Maria Eugênia, Ricardo Leão e Luiz Chaffin abrirem as apresentações da noite de encerramento. Na sequência, a Orquestra Filarmônica de Goiás promete uma apresentação especial que contará com a participação do músico Roberto Menescal e da cantora Wanda Sá. As apresentações são oferecidas pela UFG.

Criolo. Foto: reprodução

Participação de João Moreira Salles

O documentarista e escritor João Moreira Salles também é presença confirmada no Fica 2023. Ele vai participar da conversa Arrabalde: Brasil e Amazônia, no dia 17, às 10h30, no Cineteatro São Joaquim, quando vai falar sobre a Amazônia, a partir de uma experiência de seis meses vivendo na floresta, no estado do Pará, que resultou no livro Arrabalde – Em Busca da Amazônia, lançado em dezembro do ano passado, pela Companhia das Letras.

Um dos maiores nomes do documentário brasileiro, João Moreira Salles aproximou-se da questão ambiental quando passou uma temporada no Pará, em 2019, e escreveu uma série de reportagens para a revista Piauí chamada Arrabalde, que posteriormente virou o livro Arrabalde – Em Busca da Amazônia. Durante a atividade, ele vai falar sobre a Amazônia e, na sequência, participará de um bate papo, que será conduzido pelo cineasta Pedro Novaes, que é coordenador artístico do Fica. É a primeira vez que Salles participará do Fica.

Homenagens

Durante a cerimônia de abertura do Festival, dia 13, será realizada uma homenagem ao indigenista brasileiro Bruno Araújo e ao jornalista britânico Dom Phillips, ambos assassinados no dia 5 de junho de 2022, durante uma viagem pelo Vale do Javari, segunda maior terra indígena do Brasil, no extremo oeste do Amazonas. Na ocasião, serão exibidos vídeos mostrando os homenageados e será lida uma carta escrita pela antropóloga Beatriz de Almeida Matos, viúva de Bruno Pereira, que também é diretora do Departamento de Proteção Territorial e de Povos Indígenas Isolados do Ministérios dos Povos Indígenas.

O artista plástico e professor da Universidade Federal de Goiás Carlos Sena é um dos homenageados do Fica 2023. A escultura São Pedro Atendei às Nossas Preces foi escolhida para ilustrar a identidade visual do Fica 2023. A obra – que dialoga com a temática ambiental, pois aborda a questão da água, da escassez e da sua importância social – pertence ao acervo do Centro Cultural Universidade Federal de Goiás (UFG) e integrou a exposição individual do artista realizada, em 2004, no Museu de Arte Contemporânea de Goiás.

“A imagem é um detalhe que exibe com clareza as operações do artista na construção da obra que faz referência à falta de chuva e à seca, reunindo argumentos poéticos provenientes da cultura popular, associando elementos simples retirados do cotidiano, discutindo as relações de equilíbrio que sustentam o meio ambiente, explica o pesquisador em arte e artista visual Divino Sobral, que assina o texto do catálogo do Fica 2023. O material de divulgação foi desenvolvido pelo designer Eduardo França, do Intangível Design Studio. A imagem de Carlos Sena estampará cartazes e banners e está sendo divulgada no site, nos perfis das redes sociais e no catálogo do evento.

Durante a cerimônia de encerramento do Festival, dia 18, será feita a entrega de um troféu simbólico do Fica a Chico Macedo, que é maquinista e chefe de maquinária de cinema. Com cerca de 25 anos de atuação no audiovisual, ele participou de praticamente todas as produções na retomada do cinema feito em Goiás, a partir de 2000. A homenagem a Chico Macedo é, claro, um reconhecimento à atuação do profissional, mas também tem um caráter simbólico no sentido de destacar os profissionais da equipe técnica, afinal audiovisual é essencialmente um trabalho coletivo, de equipe.

Plataforma de streaming

A 24ª edição do Festival Internacional Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) traz uma novidade para os cinéfilos. O evento vai contar com uma plataforma de streaming pela qual pessoas do mundo inteiro poderão assistir e votar nos filmes da mostra competitiva.

O acesso é gratuito através do site https://ficatv.com.br/. Na plataforma estão disponíveis filmes premiados em edições anteriores do festival e as produções selecionadas para o evento deste ano serão liberadas no dia 13 de junho, na abertura do Fica 2023.

UEG no Fica

A Universidade Estadual de Goiás também estará presente na 24ª edição do Festival Internacional Cinema e Vídeo Ambiental com o 12 ª SAU – Semana de Cinema Audiovisual da UEG e 2 ª EECBC. A programação contempla vários painéis, conferências, mesas e homenagens que acontecerão nos dias 14, 15, 16 de junho dentro do Fica. A conferência de abertura “A Reconstrução das políticas públicas para o Audiovisual no centro do Brasil” será realizada no dia 14 de junho, às 10h, com a diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da SAv/Minc, Daniela Fernandes. No mesmo dia às 15 horas, o painel “A Lei Paulo Gustavo e a oxigenação do Setor Audiovisual” contará com a secretário Nacional de Incentivo e Financiamento à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Deryk Santana, secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes. O presidente da GOFilmes, Jarleo Barbosa, será o mediador. A cineasta Adriana Rodrigues (in memoriam) será homenageada no dia 15 de junho em uma sessão às 16h30 com exibição do curta metragem “A Pedra”. O encerramento acontecerá na sexta, 16 de junho, às 18 horas. A programação completa pode ser acessada pelo site: https://www.ueg.br/sau/conteudo/20646_programacao_.

SERVIÇO

Fica 2023
24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

Quando: de 13 a 18 de junho de 2023 (terça-feira a domingo)
Onde: Cidade de Goiás – GO
Informações: www.fica.go.gov.br
Streaming: https://ficatv.com.br/

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo