Cultura

Viva Cererê!: festival multicultural promove ocupação do Martim Cererê durante todo o mês de julho

Evento terá início no dia 1º de julho e irá até 30 de julho, sempre de quinta a domingo, com entrada gratuita

O Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia, vai receber o festival Viva Cererê!, que trará uma extensa programação multicultural, inclusiva, acessível e democrática durante todas as semanas do mês de julho. Nesta sexta-feira (23), a partir das 19 horas, ocorre o lançamento do evento, com bar, food trucks e discotecagens do Coletivo Odara e Ivan Pedro. A entrada é gratuita e, na oportunidade, os produtores do evento, promovido pela Volume Bom Associação Cultural e Monstro Discos, apresentarão ao público, imprensa e convidados toda a programação do mega festival, com shows, teatro, dança, cinema e oficinas, tudo de graça.

A programação do Viva Cererê! vai começar no dia 1º de julho e se estenderá até 30 de julho, sempre de quinta a domingo, começando pela manhã e encerrando somente à noite. Todos os dias, os teatros Pyguá e Yguá e a área externa do Martim Cerrerê receberão diversas oficinas, espetáculos de teatro e dança, exibição de filmes e shows musicais.

Os detalhes da extensa programação multicultural de ocupação do espaço serão apresentados nesta sexta-feira, mas é certo que o Viva Cererê! contará com shows de artistas como Carne Doce, Violins, Caboclo Roxo, Hellbenders, Luis Thunderbird & Tatá Aeroplano, Hillbilly Rawhide, Corazones Muertos e Doctor Crazy, entre outros; espetáculos de teatro da companhia Nu Escuro, de dança com Giovana Consorte, de circo com o Duo Fiti&Paldi, e exibição de documentários como Geração Baré Cola (sobre a história do rock de Brasília) e Você Não Sabe Quem Eu Sou (que conta a história do vocalista Nasi, da banda Ira!), entre outros.

O mega festival conta ainda com uma série de oficinas de formação e qualificação profissional nas diversas áreas culturais: dança, teatro, música, cinema e produção cultural.

Sobre o Viva Cererê!

O Viva Cererê! é um projeto de ocupação do centro cultural que foi premiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) num edital de 2017, mas os recursos foram disponibilizados apenas no final de 2021. Como ainda estavam em vigor decretos que proibiam a realização de eventos, devido à pandemia de coronavírus, e depois o espaço ficou fechado para reformas, somente agora o evento será realizado.

O festival pretende ocupar e celebrar um dos espaços mais importantes e tradicionais da cultura de Goiás. Localizado no Setor Sul, onde antes eram dois reservatórios de água da Saneago, o Centro Cultural Martim Cererê foi inaugurado em outubro de 1988 e logo se tornou uma referência em todo o País e fundamental para o fomento, a divulgação e a disseminação da produção cultural de todo o Estado. Com dois teatros fechados (Pyguá, que em xavante significa ‘caverna de água’, e Yguá, que significa ‘lugar de guardar água’), um teatro de arena (Ytakuá, ‘buraco na pedra’) e uma área externa com bar, o espaço já abrigou importantes eventos culturais como o Cabaré Goiano, Ju Onze&24, espetáculos de dança, circo, feiras e grandes eventos de música como o Goiânia Noise Festival, Vaca Amarela e Bananada, entre outros.

SERVIÇO

Lançamento do festival Viva Cererê!

Quando: sexta-feira, 23 de junho de 2023
Horário: às 19 horas
Onde: Centro Cultural Martim Cererê
Endereço: Rua 94-A, Setor Sul – Goiânia/GO
Entrada franca

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookTwitter e Instagram.

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo