Cultura

Secult Goiás integra 18ª Primavera dos Museus com roda de conversa, palestras e lançamento de podcast

Com o tema 'Museus, Acessibilidade e Inclusão', evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em espaços museológicos de todo o país

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) integra a programação da 18ª Primavera dos Museus, realizada a partir desta segunda-feira (23/9) até o próximo domingo (28/9) pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com diversas atividades gratuitas no Museu da Imagem e do Som (MIS); Museu Pedro Ludovico, Núcleo de Conservação e Preservação de Acervo; e Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo.

Com o tema ‘Museus, Acessibilidade e Inclusão’, esta edição destaca a importância de espaços museológicos como agentes de transformação social e cultural, com foco em discutir como os museus podem contribuir para um mundo mais sustentável e inclusivo.

A grande novidade desta edição é a plataforma Visite Museus (visite.museus.gov.br), que reúne a programação de todas as 930 instituições participantes da Primavera dos Museus 2024.

Nesta terça-feira (24/9), das 19 às 21 horas, a Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo sedia a palestra ‘Reconhecer e acolher Pessoas com Deficiência’, com a psicopedagoga Débora Aquino e mediação de Aluane de Sá. Na quarta-feira (25), também na Biblioteca Braille, das 14 às 17 horas, será realizado um encontro sobre Audiodescrição para redes sociais e, à noite, das 19 às 21 horas, o público confere o encontro sobre Acessibilidade em Instituições Culturais.

Na quinta-feira (26/9), o Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO), em parceria com o Arquivo Histórico Estadual, participará com uma roda de conversa, às 15 horas, sobre acessibilidade em espaços culturais, com a presença do advogado e internacionalista Diego Magalhães, cadeirante e especialista em Direito Privado e Público. A atividade é aberta ao público e será realizada na Sala de Exposição Alois Feichtenberger do MIS.

Com uma vasta experiência na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, Diego Magalhães discutirá os desafios e as soluções para tornar os espaços culturais verdadeiramente acessíveis e inclusivos. Como cadeirante, Diego traz uma perspectiva única sobre a importância da acessibilidade nos espaços públicos e culturais, ressaltando o papel fundamental que museus têm na inclusão e na democratização do acesso à cultura.

Já o Museu Pedro Ludovico recebe, no sábado (28/9), o lançamento do Podcast ‘Aqui Tem História’, do projeto ‘Fala sério, aqui tem museu?!’, às 10 horas.

O Aqui Tem História é um podcast de audioguias de museus para aproximação, interação e acessibilidade dos públicos/comunidade com os museus/patrimônios no município de Goiânia.

Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus foi criada pelo Ibram em 2007 e desde então tornou-se uma data de grande importância para as instituições culturais em todo o país. A cada edição, os museus têm a oportunidade de desenvolver atividades especiais que incentivam o engajamento da comunidade e destacam a relevância dos museus na promoção da cultura, da sustentabilidade e do bem-estar social.

Confira a programação completa

Terça-feira – 24 de setembro

Evento: Palestra Reconhecer e acolher Pessoas com Deficiência, com a psicopedagoga Débora Aquino e mediação de Aluane de Sá.

Horário: 19 às 21 horas
Onde: Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira nº 2, Setor Central, Goiânia/GO
Participação gratuita

Quarta-feira, 25 de setembro

Evento: Encontro sobre Audiodescrição para redes sociais, com a participação da servidora da Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, Sheilla Cláudia Ribeiro e a servidora do Arquivo Histórico Estadual, Saturnina de Jesus e mediação de Maria Helena Gomes Barros.

Horário: 14 às 17 horas
Onde: Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira nº 2, Setor Central, Goiânia/GO.

Participação gratuita


Evento: Encontro sobre Acessibilidade em Instituições Culturais, com o Coordenador da Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, Adelson Alves da Silva e mediação de Vanessa Farias da Silva.

Horário: 19 às 21 horas
Onde: Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira nº 2, Setor Central, Goiânia/GO
Participação gratuita

Quinta-feira, 26 de setembro

Museu da Imagem e do Som

Atividade: Roda de conversa sobre acessibilidade em museus e espaços culturais
Convidado: Diego Magalhães, advogado, internacionalista e especialista em acessibilidade

Quando: 26/9/2024
Horário: 15h
Onde: Sala de Exposição Alois Feichtenberger – MIS Goiás (Centro Cultural Marietta Telles Machado (Praça Cívica, 2 – Setor Central, Goiânia/GO)
Entrada gratuita

Sábado, 28 de setembro

Museu Pedro Ludovico

Lançamento do Podcast ‘Aqui Tem História’, do projeto ‘Fala sério, aqui tem museu?!’

Quando: sábado, 28/9/2024
Horário de início: 10 horas
Onde: Rua Dona Gercina Borges Teixeira, n° 133 – Setor Central, Goiânia/GO
Entrada gratuita

📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookBlueskyInstagram Threads

Redação

Revista Factual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo