Sesc Centro, em Goiânia, recebe Feira de Artesanato e Arte Popular
Evento contará com 22 artesãos, mestres e artistas populares, que vão expor e comercializar seus trabalhos

No dia 12 de abril, sábado, das 9 às 17 horas, o hall do Sesc Centro, em Goiânia, receberá mais uma edição da Feira de Artesanato e Arte Popular. Realizado por meio do incentivo fundamental do Sesc Goiás ao setor, o evento já faz parte do calendário cultural do goianiense desde 2023.
O Sesc investe também na realização de oficinas conduzidas pelos próprios artesãos. A feira é um dos destaques para esses artistas, pois é o momento que eles têm para interagir com o público, com outros artesãos e de vender suas obras.
Trabalhos manuais, artesanato, arte popular e artes visuais são os quatro níveis artísticos apresentados pela Feira de Artesanato no Sesc Centro. O público poderá comprar peças das tipologias como tapeçaria, biojoias, bolsas jeans, arte em vidro, cerâmica, cestaria, fibras vegetais, madeira, livros sensoriais, dentre outras.
A exposição contará com trabalhos de 22 artesãos, mestres artesãos e artistas populares das cidades de Aparecida de Goiânia, Goiânia, Hidrolândia e Morrinhos. Os destaques nesta edição são a artesã Rita Barbosa, criadora da marca La Madrecitta e faz bolsas bordadas em jeans reciclados; e o artista popular Joaquim Gardino, criador da marca Tria Design, que faz tapeçaria em tear manual.
“O Sesc atua na área da cultura como propagador de vivências e valores, além de acompanhar de perto a renovação permanente da diversidade cultural. Por isso mesmo, desenvolvemos ações em rede, a exemplo da Feira de Artesanato e Arte Popular. Atestamos que com este formato de programação, garantimos o fortalecimento da produção e o acesso do público em um espaço amplo, adequado e especialmente montado para receber centenas de pessoas”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro.
Por vezes, os artistas enfrentam dificuldades para encontrar locais para expor e vender suas produções, e a parceria com o Sesc torna-se uma vitrine para eles. Essa feira é uma atividade que amplia a visibilidade dos artesãos e fortalece o mercado local, contribuindo para o desenvolvimento econômico e da identidade cultural de Goiás.
“O Sesc cumpre com sua missão ao realizar uma programação cultural acessível, diversa, plural, idealizada e planejada por nossas equipes que não medem esforços para oferecer o que há de melhor desse setor para o público”, enfatiza o presidente do Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Sesc Senac, José Roberto Tadros.
“A feira incentiva a produção artística, a exposição de diferentes saberes, expressões e experiências dos artesãos, além de ser uma janela de oportunidade para ampliar os laços do público com os expositores e a nossa cultura”, reforça Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc Senac Goiás.
Os artesãos que vão expor suas peças nesta edição da Feira de Artesanato no Sesc Centro são das cidades de Aparecida de Goiânia: Carlos Antônio, escultura em cerâmica; Elismar Santos, luminárias; Guilherme Castro Borges, escultura em madeira; João Sacerdote, escultura em madeira; Maicon, escultura; de Goiânia: Alda Assis, biojoias; Antônio Fernandes, escultura em cerâmica; Kate Flor, livros lúdicos sensoriais; Suzana Dourado, arte em vidro; Rita Barbosa, bolsas bordadas em jeans reciclado; Rayssa Nasser, cerâmica artesanal; Karine Brasil, joias em cerâmica; Malaquias Belo, rabecas; Joaquim Gardino, tapeçaria; Miryam Lemos, cerâmica esmaltada; Sandra Carvalho, macramê; Jana, bolsas de crochê; Juliana Alvim, pintura em cerâmica; Katiane Francis; José Inácio, cerâmica; de Hidrolândia: Terra Bordada, bordados em tecidos; e de Morrinhos: Neires Aparecida, colares bordados.
Artesã estreia na feira
Natural de Anicuns, no oeste do Estado, e residente em Goiânia, Katiane Francis Pereira Abrão, 47, participa pela primeira vez da Feira de Artesanato do Sesc Centro. Seus trabalhos já estiveram em outras exposições estaduais e nacionais, tais como, Salão do Turismo no Rio de Janeiro; Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce); Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte, Minas Gerais; e em Goiânia, na Expo Fecomércio 2024; Artesanal Centro-Oeste, Feira de Artes de Goiás (Fargo); Casa Cor e Coletivo Mais Goiânia.
Katiane Francis está bem animada em participar da próxima edição da Feira de Artesanato no Sesc Centro e sente-se honrada com a oportunidade.
“Empreender não é algo tão simples porque nem sempre o artesão, a artesã têm facilidade em comercializar suas peças, o que gera uma grande frustração. Poder contar com entidades que fazem essa ponte entre quem faz e quem compra é maravilhoso. Poder estar na feira do Sesc é para mim uma alegria imensa e também um motivo de honra. Sou muito grata ao Sesc por essa oportunidade. E a troca com outros artistas é muito enriquecedor. Estou contando os dias para estar na feira”, afirma.
A artesã é autodidata e recebeu influências maternas no aprendizado das artes manuais. Atualmente, sua principal técnica é o fiber emballage (embalagem de fibra – técnica em que uma fibra envolve e embala outras fibras). Seus materiais são o sisal ou barbante, os quais são usados como base, dando formas às peças com diversos tipos de linha, lá, corda náutica e outras fibras.
Ela lembra que desde a adolescência faz trabalhos manuais.
“Minha mãe aprendia algum trabalho novo e me ensinava. Mas, em 2021 comecei a me dedicar e o fazer manual sempre foi uma paixão na minha vida. Minha mãe é aposentada, mas sempre encontrou no artesanato sua melhor forma de expressão. Ela é curiosa por natureza e sempre gostou dos trabalhos manuais”, diz.
O artesanato sempre esteve presente na vida de mãe e filha, e além do prazer de criar as peças, é também um complemento de renda para elas. Durante a gestação da sua filha, há 29 anos, Katiane lembra que fez várias peças de decoração em ponto cruz para o enxoval da pequena.
“Esse fazer manual sempre esteve presente em minha vida e sempre foi muito prazeroso. Mas tive que interromper, por conta da agenda e os novos caminhos pela vida”, argumenta.
Quando seu outro filho estava para completar um ano, em 2018, Katiane retornou aos trabalhos manuais e conta que fez todo planejamento e execução da festa dele.
“A paixão pelo artesanal só estava adormecida. A partir daí comecei um movimento de voltar criar com minha cabeça e mãos”, finaliza.
Ela comercializa peças de sua autoria e de outros artesãos pela sua loja virtual no Instagram @ballaiohdecor.
SERVIÇO | Feira de Artesanato e Arte Popular do Sesc Centro
Quando: sábado, 12 de abril de 2025
Horário: das 9h às 17h
Onde: Sesc Centro
Endereço: Rua 15, esquina com a Rua 19 – Centro, Goiânia/GO
Entrada gratuita
📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.
✅ Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no Facebook, X, Bluesky, Instagram e Threads