Cultura

Basileu França realiza espetáculo gratuito com clássicos do choro e do jazz, em Goiânia

Concerto 'Conexão Brasil: do Choro ao Jazz' abrirá a temporada 2025 da Big Band Basileu França

A Big Band Basileu França realizará seu primeiro concerto do ano nesta terça-feira (22/4), às 20 horas, no Teatro Basileu França, localizado no Setor Leste Universitário, em Goiânia. Para esta noite especial, o grupo fará uma conexão musical entre o universo popular brasileiro e o jazz americano. Com o objetivo de celebrar a diversidade musical contemporânea, a apresentação ‘Conexão Brasil: do Choro ao Jazz’ foi produzida a partir de uma seleção com os maiores clássicos dos dois gêneros. O concerto é gratuito e não é necessário fazer retirada antecipada de ingressos.

O espetáculo marcará a comemoração dos dias Nacional do Choro (23/4) e Internacional do Jazz (30/4). O saxofonista Johnson Machado, o contrabaixista Leo Araújo e a Banda Pequi Nova, formada por estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), participarão do concerto.

“É uma alegria receber esses grandes músicos, inclusive os estudantes da Banda Pequi Nova, o que reforça o espírito de troca que a música proporciona. Que seja uma noite leve, musical e inspiradora”, ressalta o maestro Marcos Lincoln.

Clássicos como ‘When I Fall in Love’, de Victor Young, ‘New York, New York’, de John Kander, e ‘Over the Rainbow’, de Harold Arlen e Yip Harburg, criarão um momento de muito romance. Já as canções ‘Monalisa’, de Jorge Vercillo, e ‘Rosa’, de Pixinguinha, deverão levantar o público com o ritmo animado da música popular brasileira. Outras músicas estão no programa, prometendo criar uma atmosfera especial com os arranjos produzidos para o concerto.

“A proposta do programa nasce dessa união de linguagens e estilos. Os arranjos para cada canção foram pensados a partir de uma leitura própria do grupo. Interpretamos o repertório de forma aberta, respeitando os estilos, mas permitindo que cada músico traga sua personalidade à cena”, complementa Lincoln, que regerá o concerto.

Big Band Basileu França

A Big Band Basileu França foi criada com o intuito de fomentar o estudo da música popular na Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, escola de ensino técnico do governo de Goiás, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Sob a direção do maestro Marcos Lincoln, o grupo sinfônico tem se dedicado atualmente a trabalhar um repertório contrastante, o que possibilita aos participantes desenvolver um domínio técnico sobre diversos estilos musicais e construir arranjos exclusivamente para a formação instrumental do grupo.

A Big Band já realizou diversos concertos na Região Metropolitana de Goiânia e em cidades do interior de Goiás, se apresentando em teatros, escolas, praças, shoppings e outros locais. Artistas de renome nacional já colaboraram com o grupo, dentre eles o guitarrista Fabiano Chagas, o flautista Everton Luiz, o clarinetista Johnson Machado e a cantora Mirian Marques.

“Este trabalho tem contribuído com o fomento e a divulgação da música popular brasileira, trazendo ao público um vasto e diversificado repertório, além de oportunizar aos seus integrantes uma vivência musical profícua, colaborando com a profissionalização dos estudantes”, argumenta o coordenador dos Grupos Sinfônicos da EFG em Artes Basileu França, Eliel Ferreira.

SERVIÇO | Concerto da Big Band Basileu França – ‘Conexão Brasil: do Choro ao Jazz’

Quando: terça-feira, 22 de abril de 2025
Horário: às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França
Endereço: Av. Universitária, nº 1750, Setor Leste Universitário – Goiânia/GO
Entrada gratuita

📲 Receba notícias em tempo real direto no seu celular. Entre no nosso canal do WhatsApp e tenha acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXBlueskyInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo