Mabel anuncia metronização do sistema BRT, em Goiânia; saiba como vai funcionar
Similar aos sistemas férreos, medida começará a ser implantada a partir de março, dando mais fluidez ao trânsito

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira (25/1), durante a entrega da reforma do Terminal Novo Mundo, a metronização do sistema BRT, que prioriza a operacionalização do modal, com paradas apenas nas estações, de modo similar ao metrô. O objetivo é reduzir o tempo das viagens, proporcionar mais segurança e fluidez ao trânsito, e garantir comodidade e conforto aos usuários.
A medida passará a funcionar a partir de março. Segundo o prefeito, com a metronização, os ônibus do BRT sairão das estações e não vão parar em nenhum entroncamento. Isto será possível graças à utilização de um sistema semafórico moderno. Dessa forma, a velocidade de tráfego dos veículos passará de 15 para 21 quilômetros por hora.
Mabel apresentou a inovação ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil), durante a entrega da reforma do terminal, que faz parte de uma estratégia que visa melhorar e qualificar o serviço oferecido à população, com eficiência, agilidade e bem-estar dos usuários.
Como parte do processo de modernização dos modais do transporte público da Capital, Mabel anunciou a implantação de semáforos inteligentes nas vias principais de Goiânia, e disse que até o primeiro semestre de 2026, o sistema abrangerá toda a cidade.
“A partir da primeira semana de fevereiro vamos desobstruir todos os grandes eixos, a começar pelas Avenidas Jamel Cecílio, 136, Castelo Branco e Avenida Mutirão”, ressaltou.
Em seu discurso durante o evento, Mabel destacou a parceria com o Governo de Goiás e com os demais prefeitos da Região Metropolitana, para a melhoria do transporte coletivo urbano.
Para o prefeito, o maior problema do trânsito de Goiânia é a falta de sincronização de semáforos, mas que a sua gestão já está investindo nessa área.
“Agora, com a metronização, vamos priorizar o transporte coletivo, dando maior fluidez ao trânsito. Dentro de um ano teremos o sistema mais eficiente do Brasil”, destacou.
O sistema BRT, em funcionamento em Goiânia, não tem fluidez e não prioriza os semáforos, fatores que causam atrasos nas viagens e tempo perdido para quem usa o transporte público.
Como será a metronização do sistema BRT
Com a introdução da metronização, haverá detecção do veículo BRT por meio de uma Tag (chip que emite sinais de radiofrequência); sensores inteligentes do controlador; abertura de semáforos inteligentes; e tempos de espera zerados. Com isso, a velocidade média ficará acima de 21 km/h, e ganhos de, no mínimo, 30% de tempo.
Tarcísio Abreu, titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), explicou que a metronização do sistema BRT prioriza um sistema de semáforos integrados e inteligentes, para que os ônibus parem apenas nas estações, dando mais fluidez ao trânsito.
“É uma marco para a cidade, por se tratar de um sistema similar ao metrô, ou seja, quando o ônibus chegar em cruzamentos com semáforos, ele terá prioridade. Vai parar apenas nas estações. Estamos estimando em 30% de redução do tempo de viagem. Isso é tecnologia, é inovação, é entrega de dignidade e qualidade do nosso transporte coletivo”, afirmou.
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