EconomiaCidades

Agilidade: em Anápolis, uma empresa leva apenas 17 minutos para ser aberta

Cidade ocupa o topo da lista, conforme dados referentes ao final do terceiro quadrimestre de 2023 que constam no Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal. Porangatu aparece em sétimo lugar

Em Anápolis, a 55 km de Goiânia, uma empresa pode ser aberta em apenas 17 minutos. É o que revelam dados do Mapa de Empresas referentes ao final do terceiro quadrimestre de 2023. O levantamento foi divulgado pelo governo federal, por meio da Secretaria de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e Diretoria Nacional de Registro Empresarial e Integração, ligadas ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Além de Anápolis, que está no topo da lista das mais ágeis, o relatório chama atenção para outra cidade goiana que também registra rapidez na abertura de novos negócios. Porangatu, na região Norte do Estado, ocupa o sétimo lugar, com o tempo de 2 horas e 35 minutos para se abrir uma empresa.

O Mapa de Empresas reúne indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país e ao tempo médio necessário para a abertura delas. Ao final do terceiro quadrimestre de 2023, o tempo médio registrado a para abertura de empresas no Brasil foi de 1 dia e 3 horas, o que representa uma queda de 2 horas (6,9%) em relação ao quadrimestre anterior, segundo o levantamento.

Euclides Barbo Siqueira, presidente da Junta Comercial de Goiás (Juceg), aponta que a posição de Porangatu já é reflexo da desburocratização para abertura de empresas implantada no município. A cidade é a primeira em Goiás a integrar 100% dos serviços referentes à abertura de empresas na RedeSim 2.0.

“Porangatu e outras quatro cidades do Estado foram escolhidas para o projeto-piloto da Juceg, Sebrae, Vox Tecnologia e prefeituras”, explica o presidente.

Prédio da Junta Comercial de Goiás (Juceg) — Foto: Juceg

Goiás obteve o quinto maior crescimento percentual no número de empresas abertas em 2023, conforme o Mapa das Empresas. Foram 155.560, uma variação positiva de 3,5% em relação ao ano de 2022. O Estado figura, ainda, na lista das unidades da federação cujo tempo médio de abertura de novos negócios fica abaixo de 1 dia. Goiânia, por sua vez, figura entre as capitais cujos novos negócios são formalizados em até 12 horas, ao final do terceiro quadrimestre de 2023.

No recorte regional, o Centro-Oeste permanece como a região com o menor tempo para abertura de empresas, registrando 14 horas, queda de 1 hora em relação ao segundo quadrimestre de 2023.

Goiás é o segundo Estado em oferta de serviços públicos digitais, aponta estudo

Lançado recentemente, o Ranking de Competitividade dos Estados mostra Goiás como o segundo em oferta de serviços públicos digitais, atrás apenas no Rio Grande do Sul, e à frente de Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. O estudo é coordenado pelo Centro de Liderança Pública, com base em dados da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC).

Para Euclides Barbo, os serviços oferecidos ao empreendedor goiano fazem parte dessa política de digitalização e desburocratização.

“Cada vez mais, precisamos facilitar o serviço oferecido ao empreendedor e ao cidadão comum”, resume.

Barbo crê que Goiás é um exemplo de Estado que procura se modernizar, em todos os aspectos.

“A implantação de serviços públicos cada vez mais digitalizados e, por consequência, mais ágeis e acessíveis, é uma realidade sem volta”, considera.

📲 Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no canal e ter acesso aos conteúdos da Revista Factual sempre em primeira mão.

Recomende este conteúdo aos seus amigos nas redes sociais e acompanhe a Factual no FacebookXInstagram Threads

Vinicius Martins

Jornalista por formação, com especialização em Marketing e Estratégia Digital. Fundador e editor-chefe da Revista Factual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo